Open Banking

Banco Central adia início da 2ª fase do open banking para 13 de agosto

Alteração da data foi um pedido das instituições financeiras

- Agência Brasil
- Agência Brasil

O Banco Central (BC) informou nesta quarta-feira (14) o adiamento do início da segunda fase do open banking para 13 de agosto. O início estava previsto para começar na próxima quinta-feira, 15 de julho.

Nessa fase, o open banking vai possibilitar a troca de dados de cadastros e de transações entre as instituições, como produtos e serviços associados às contas dos clientes.

Segundo nota divulgada pelo Banco Central, o adiamento foi um pedido das instituições financeiras.

"Dado que as instituições participantes estão finalizando os testes para a obtenção de certificações para homologação e registro de suas APIs, o Banco Central decidiu nesta data alterar o cronograma do início do lançamento da fase 2 do projeto, que envolve o compartilhamento de dados cadastrais e transacionais de clientes, mediante seu prévio consentimento", informou a autoridade monetária.

A primeira fase do projeto começou em fevereiro deste ano. Desde 1º de fevereiro, os bancos podem compartilhar informações sobre produtos, serviços, canais de atendimento e localização de agências. Com base nos dados, os bancos podem fazer comparações por meio de sistemas de interface de programação de aplicações (API na sigla em inglês).

A terceira fase, segundo o BC, permanece marcada para 30 de agosto, com o compartilhamento de serviços de transferências pelo Pix.