O Comitê de Política Monetária (Copom) manteve, nesta quarta-feira (22), a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano. O consenso de mercado já tinha expectativas sobre a manutenção da taxa neste patamar.
"Considerando a incerteza ao redor de seus cenários, o Comitê segue vigilante, avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período prolongado será capaz de assegurar a convergência da inflação", diz o comunicado do BC.
A autarquia afirmou que os episódios envolvendo bancos nos Estados Unidos e na Europa elevaram a incerteza e a volatilidade dos mercados e requerem monitoramento.
No cenário doméstico, a autoridade monetária afirmou que o conjunto dos indicadores mais recentes de atividade econômica segue corroborando o cenário de desaceleração esperado pelo Copom.
O Banco Central, presidido por Roberto Campos Neto (RCN), tem sido alvo de críticas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em sua primeira entrevista ao vivo desde que assumiu a presidência da República em janeiro, o mandatário voltou a criticar a manutenção da taxa básica de juros Selic em 13,75% ao ano.