Recomendações

Banco dos EUA vê queda de ações além do previsto e S&P 500 a 3 mil pontos

Para o Morgan Stanley, as projeções de ganhos do mercado para 2023 estão muito elevada

-
-

O banco norte-americano Morgan Stanley espera que as ações nas Bolsas dos Estados Unidos podem ter uma queda maior que o imaginado pelo mercado. 

De acordo com o que estudaram, o índice S&P 500 poderia cair mais do que o previsto, chegando a 3 mil pontos.

 “Com ou sem recessão econômica, as projeções de ganhos do mercado para 2023 permanecem materialmente muito elevadas”, acredita.

Segundo análise, as estimativas de lucro corporativo ainda estão muito altas e o erro das previsões segue a magnitude da recessão.

O Morgan Stanley diz ir contra o consenso que indica um possível piso no preço das ações diante de pausa no aumento dos juros por parte do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

“Alertamos contra essas conclusões primeiro por lembrarmos dos mesmos pontos de vista em agosto de 2001 e 2008, imediatamente antes da recessão. Em segundo lugar, os valuations (valores dos ativos) não estão baratos aos preços atuais e uma pausa do Fed provavelmente não aumentará a relação preço/lucro” a depender da trajetória do crescimento, avalia.

Ainda, a análise do banco alerta que, embora um pico na inflação seja benéfico para os mercados de ações, também é muito negativo para a lucratividade. “As margens decepcionaram em muitos setores e esperamos mais disso nos resultados do quarto trimestre de 2022 e ao longo de 2023”, afirma.