Fortes altas

BB (BBAS3) e Petrobras (PETR4) saltaram mais de 10% na última semana, com 2º turno no radar

Papéis foram impulsionados pelo otimismo entre agentes do mercado financeiro com uma possível reeleição de Jair Bolsonaro (PL) no próximo domingo (30)

Palácio do Planalto - Agência Brasil/Fabio Rodrigues
Palácio do Planalto - Agência Brasil/Fabio Rodrigues

As ações ordinárias (BBAS3) de Banco do Brasil e os papéis preferenciais (PETR4) de Petrobras acumularam valorizações de 13,69% e 13,48% na última semana. Os papéis ordinários (PETR3) da petroleira subiram 11,90% nos últimos cinco dias.

No período, os papéis foram impulsionados pelo otimismo entre agentes do mercado financeiro com uma possível reeleição de Jair Bolsonaro (PL) no próximo domingo (30).

Pesquisa Datafolha mostrou, no final da quarta-feira (19), o ex-presidente Lula (PT) estável, com 49% das intenções de voto no segundo turno, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) oscilou 1 ponto para cima e foi a 45%, no limite do empate técnico.

De acordo com uma reportagem da agência Reuters, existe uma predileção no mercado financeiro pelo perfil econômico do governo Bolsonaro, com menor presença do Estado na economia, mais favorável a privatizações e até mesmo do ponto de vista da perspectiva fiscal.

O movimento acarretou em uma marca recorde para a Petrobras (PETR3)(PETR4) na sexta-feira (21): seu valor de mercado saltou de R$ 463,7 bilhões para R$ 520,6 bilhões.

No mesmo dia, a companhia informou que deu início à fase não vinculante de venda da sua rede de fibra óptica onshore.

A rede de fibra óptica onshore da Petrobras possui a extensão de aproximadamente 8 mil quilômetros, composta por cabos enterrados que têm, em sua grande maioria, capacidade de 36 fibras ópticas cada, acondicionados em tubos de polietileno de alta densidade PEAD (bi tubo) para maior proteção e versatilidade de manutenção.

Já os canais de atendimento do Banco do Brasil foram premiados nesta semana no XXII Prêmio ABT, direcionado a práticas de relacionamento com clientes. O banco venceu nas categorias Serviço de Atendimento ao Cliente, com o SAC, e Responsabilidade Social, com o atendimento em Libras, informou o jornal O Estado de S.Paulo.