Nesta quinta feira (2), o Banco Central Europeu aumentou as taxas de juros em mais 50 pontos-base.
Enquanto os formuladores de políticas continuam focados em conter a inflação elevada, apesar de dados recentes sugerirem que os preços podem estar atingindo o pico na zona do euro.
A presidente do BCE, Christine Lagarde, disse que o banco central "manterá o rumo" em seu atual ciclo de aperto da política monetária, acrescentando que a inflação ainda está "muito alta".
O crescimento de preços na zona do euro desacelerou mais do que o esperado em janeiro, de acordo com dados da agência de estatísticas da União Européia.
A zona do euro cresceu inesperadamente no quarto trimestre, desafiando as expectativas de que os aumentos agressivos das taxas do BCE em 2022 provocariam uma profunda recessão no curto prazo.
Mas o crescimento trimestral nos últimos três meses de 2022 foi de apenas 0,1%, enquanto a inflação nominal de 8,5% no mês passado ainda está bem acima da meta de 2% declarada pelo BCE.
Os membros do BCE terão a chance de analisar mais números de inflação antes de tomarem sua próxima decisão política em março, com autoridades ansiosas para saber mais sobre o quanto o crescimento dos preços está desacelerando.
A própria orientação de política do BCE em dezembro previu que outro aumento de 50 pontos-base seria "possivelmente" necessário na reunião do próximo mês.
Os investidores estarão atentos aos comentários sobre a reunião de março, pois Lagarde realizará uma coletiva de imprensa ainda na quinta-feira (2).