Criptomoedas

Binance fecha acordo com SEC para manter ativos de clientes nos EUA

-
-

Os ativos dos clientes norte-americanos deverão permanecer nos Estados Unidos até se chegar a uma solução para a ação judicial movida pela SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) no dia 5 de junho, quando a Comissão entrou com uma ação contra a maior exchange de criptomoedas do mundo.

A medida divulgada na última sexta-feira, 16, ainda depende da aprovação do juiz federal que está responsável pelo litígio. Permitir que apenas funcionários da Binance acessem os ativos foi a forma encontrada para que os ativos dos clientes não saiam dos EUA.

Ainda segundo o documento referente ao acordo, a Binance.US deverá adotar medidas para que a Binance Holdings não tenha acesso às chaves privadas de várias de suas carteiras, como carteiras em hardware ou acesso root às ferramentas da Biance,US no Amazon Web Services.
Conforme comunicado da SEC, divulgado no sábado, 17, os clientes da Binance poderão continuar a sacar seus ativos:

O pedido ajuda a garantir que os clientes da Binance.US tenham permissão para retirar seus ativos da plataforma e que os ativos que permanecem na plataforma sejam protegidos e permaneçam nos Estados Unidos por meio da resolução do litígio pendente da SEC contra a Binance Holdings Ltd., BAM , e seu fundador, Zhao.

Dado que Changpeng Zhao e Binance têm o controle dos ativos dos clientes das plataformas e podem misturar os ativos dos clientes ou desviar os ativos dos clientes como bem entenderem, como alegamos, essas proibições são essenciais para proteger os ativos dos investidores”, disse Gurbir S. Grewal, Diretor da Divisão de Execução da SEC. “Além disso, garantimos que os clientes dos EUA possam retirar seus ativos da plataforma enquanto trabalhamos para resolver a alegada má conduta subjacente e responsabilizar Zhao e as entidades da Binance por suas supostas violações da lei de valores mobiliários.”

Entenda as acusações da SEC contra Binance

A ação movida contra a Binance pela SEC (Securities and Exchange Comission EUA), no início deste mês, faz parte de um movimento global de governos federais para a regulação do mercado das criptomoedas. 

Em todo o mundo, ainda não existem avanços neste ponto, com exceção da União Europeia, que acaba de lançar a primeira regulação com limitações jurídicas sobre as transações com criptoativos.

A ação se refere às operações realizadas pela Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo, que de acordo com a SEC, teve pelo menos US$ 11,6 bilhões em receita de, entre outras coisas, taxas de transação de clientes nos Estados Unidos.

A SEC publicou em seu site, que as 13 acusações apontam que a Binance e seu fundador se envolveram em uma extensa rede de enganos, conflitos de interesse, falta de divulgação e evasão calculada da lei. Foi o que disse o presidente da SEC, Gary Gensler.

Conforme alegado, Zhao e Binance enganaram os investidores sobre seus controles de risco e volumes de negociação corrompidos enquanto ocultavam ativamente quem estava operando a plataforma, a negociação manipuladora de seu criador de mercado afiliado e até mesmo onde e com quem os fundos de investidores e criptoativos eram custodiados. Eles tentaram burlar as leis de valores mobiliários dos EUA anunciando controles falsos que desconsideraram nos bastidores para que pudessem manter clientes americanos de alto valor em suas plataformas. O público deve ter cuidado ao investir qualquer um de seus ativos suados com ou nessas plataformas ilegais”, explicou Gensler.

Binance responde acusações

Como divulgado no blog da Binance, o grupo nega as acusações de violação das leis americanas: 

Estamos desapontados com o fato de a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA ter optado por registrar uma reclamação hoje contra a Binance buscando, entre outras soluções, uma suposta ajuda emergencial. Desde o início, cooperamos ativamente com as investigações da SEC e trabalhamos arduamente para responder às suas perguntas e abordar suas preocupações. Mais recentemente, nos envolvemos em extensas discussões de boa fé para chegar a um acordo negociado para resolver suas investigações. Mas, apesar de nossos esforços, com sua reclamação hoje, a SEC abandonou esse processo e, em vez disso, optou por agir unilateralmente e litigar. Estamos desanimados com essa escolha.”

Leia aqui mais detalhes sobre o caso, em que o CEO, CZ, foi intimado a depor.

Investidores buscam opções de projetos mais seguros

Se a Binance tem que se explicar às autoridades americanas, isso gera uma insegurança no mercado e aí entra um lançamento cripto, o Launchpad XYZ, que chega com a proposta de oferecer mais transparência e segurança. 

O Launchpad XYZ é desenvolvido no blockchain Ethereum com a missão de criar um “hub” para todas as coisas da Web3. O Launchpad XYZ pretende colocar mais ordem no ecossistema atual de criptomoedas.

Os usuários do Launchpad XYZ podem fazer transações na bolsa descentralizada integrada (DEX), comprar partes de ativos fracionados e até mesmo armazenar seus ativos digitais na carteira Launchpad XYZ Web3.

Ainda haverá um hub de jogos Play-to-Earn (P2E) e um NFT DEX inovador. No centro do ecossistema Launchpad XYZ está o LPX – o token de utilidade nativo do projeto, que será usado para tarefas essenciais, como pagar taxas de câmbio e listar ativos nos mercados do Launchpad XYZ. 

Clique aqui para saber como investir no Launchpad XYZ.

>>> Invista em tokens LPX na pré-venda <<<

Este texto não é um conselho de investimento, é uma tentativa de manter os entusiastas de criptomoedas cientes dos desenvolvimentos recentes. Quem optar por investir em algum ativo mencionado em qualquer texto o faz por sua conta e risco.