Muitos estudiosos e economistas estudaram os impactos do Bitcoin sobre as populações não bancarizadas. Embora tenham estabelecido várias descobertas, a maioria acredita que a Bitcoin poderia ser a solução final para os quebra-cabeças financeiros das populações não-bancárias.
O Bitcoin serve como um meio de pagamento e uma reserva de valor, aceito em várias partes do mundo hoje em dia.
Cerca de 1,7 milhão de pessoas no mundo todo não dispõem de acesso aos serviços financeiros comuns, incluindo contas bancárias e empréstimos. O seguinte artigo explora como o Bitcoin pode beneficiar essas populações.
Elimina as burocracias dos Sistemas Financeiros Tradicionais
Os sistemas financeiros tradicionais incluem bancos, outros processadores de dinheiro e autoridades reguladoras. Embora esses sistemas tenham sido os guardiões das transações financeiras, eles permanecem cada vez mais sujeitos a várias influências governamentais e institucionais.
Assim, eles são frequentemente tendenciosos na prestação de serviços, tornando extremamente difícil para a maioria o acesso até mesmo aos serviços bancários.
O Bitcoin oferece um sistema financeiro novo e descentralizado, não sujeito a manipulações governamentais ou institucionais.
Ao contrário das moedas fiduciárias com uma autoridade reguladora central, o Bitcoin dá a seus usuários a autonomia para fazer transações sem intervenção do governo ou de instituições.
Os usuários do Bitcoin não precisam de bancos ou processadores de dinheiro para enviar e receber dinheiro em todo o mundo.
A rede descentralizada da Bitcoin permite que as pessoas sem conta bancária contornem as restrições governamentais e regulatórias e, como tal, obtendo maior conveniência nas transações financeiras.
Transações sem papel
Enviar ou receber dinheiro através de bancos e processadores de dinheiro geralmente envolve muita papelada. Empresas e indivíduos devem preencher e arquivar uma grande quantidade de papelada para abrir uma conta bancária.
Algumas vezes, mesmo erros simples podem fazer com que os prestadores de serviços diminuam as transações, causando inconvenientes mais significativos.
O Bitcoin é uma moeda digital, transacionada exclusivamente online. Os usuários não precisam de contas bancárias e as transações não envolvem qualquer papelada.
Ao invés disso, a transação Bitcoin requer um smartphone ou computador e internet, prontamente disponível para a maioria das pessoas sem conta bancária.
Os usuários de Bitcoin podem realizar transações diretamente através de carteiras pessoais ou plataformas de negociação de criptomoedas respeitáveis, tais como o immediate-edge-br.
Custos de transação relativamente mais reduzidos
Na ausência de serviços bancários, a maioria das pessoas sem conta bancária depende de processadores de dinheiro para enviar e receber dinheiro. Ainda assim, esses prestadores de serviços operam dentro de vários enquadramentos regulatórios.
Além disso, os prestadores de serviços de pagamento muitas vezes dependem de terceiros para completar transferências de dinheiro transfronteiriças, implicando custos substanciais de transação para os clientes.
O Bitcoin ajuda as populações sem conta bancária a evitar os enormes custos de movimentação internacional de dinheiro. Seus custos de transação são relativamente mais baixos do que as transferências bancárias, cartões de crédito e cartões de débito.
Isso se deve principalmente à ausência de terceiros nas transações em Bitcoin. Além disso, os pagamentos em Bitcoin ocorrem virtualmente, eliminando as enormes taxas que os prestadores de serviços tradicionais cobram.
Processamento de pagamentos rápido e seguro
Os bancos estão sujeitos a regulamentações governamentais que muitas vezes impactam os atrasos no processamento de pagamentos. As regras também limitam o número de transações que as empresas e indivíduos podem processar diariamente.
Além disso, o envolvimento de terceiros nas transações também contribui para atrasos nas remessas e expõe os clientes a vários riscos de segurança, incluindo o roubo de dados.
A tecnologia subjacente do Bitcoin garante uma melhor escalabilidade, processando pagamentos em poucos minutos.
A blockchain compila as transações Bitcoin e os endereços dos usuários em um ledger digital irreversível. Ela usa criptografia única para validar os dados, tornando quase impossível para qualquer pessoa manipular registros transacionais.
A ledger Bitcoin é facilmente acessível a todos os usuários da rede, garantindo maior transparência nas transações financeiras. Isso protege as pessoas sem conta bancária contra fraudes e outros riscos financeiros comuns.
A maior transparência e o processamento rápido dos pagamentos do Bitcoin incentiva os investimentos, impulsionando a inclusão financeira e o crescimento econômico.
O Bitcoin oferece infinitas possibilidades, permitindo que as pessoas sem conta bancária tenham acesso ao capital e façam transações em todo o mundo sem interferência externa. Ela também facilita pagamentos transfronteiriços sem interrupção, seguros e de baixo custo.