Influência do mercado

Bitcoin (BTC) registrou quedas enquanto mercado de ações sobe

Bitcoin registrou quedas enquanto mercado de ações sobe com dados de inflação favoráveis com relatório do Departamento de Comércio dos EUA

Bitcoin (BTC) registrou quedas enquanto mercado de ações sobe

O Bitcoin (BTC) registrou quedas nas últimas 24 horas enquanto o mercado de ações subiu impulsionado por dados de inflação favoráveis. Negociado em cerca de US$ 60,8 mil, o BTC não seguiu recuperação de mercado desta sexta-feira (28).  

Após o início do pregão em Nova York, os principais índices acionários americanos registraram ganhos: o Dow Jones Industrial Average subiu 0,23%, o S&P 500 avançou 0,39% e o Nasdaq-100 teve um aumento de 0,55%.  

Porém, o oposto ocorreu com o Bitcoin. A maior criptomoeda por capitalização de mercado, que registrou quedas de cerca de 0,90%, de acordo com a cotação do CoinMarketCap. 

Inflação em desaceleração traz alívio ao mercado 

A recuperação das ações na manhã de hoje se deve, em grande parte, ao relatório do Departamento de Comércio dos EUA divulgado na sexta-feira, que indicou que a inflação em maio desacelerou para a menor taxa anual desde 2021.  

O índice PCE (Personal Consumption Expenditures) subiu apenas 0,1% no mês passado e 2,6% no ano, em linha com as expectativas dos economistas. 

Dados de inflação influenciam decisões do Fed 

Os participantes do mercado acompanham de perto os dados de inflação para avaliar quando o Federal Reserve dos EUA (Fed) pode começar a reduzir as taxas de juros. Essa medida geralmente é vista como positiva para investimentos de longo prazo, que toleram mais riscos. 

De acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group, as apostas dos traders indicam 59,5% de chance de um corte nas taxas pelo Fed na reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) em setembro.  

Criptomoedas e incerteza pós-debate 

Analistas da Bitfinex alertam para a mistura de incerteza e volatilidade que o Bitcoin e o mercado de criptomoedas como um todo experimentaram desde o debate presidencial entre Donald Trump e Joe Biden na quinta-feira (27). 

“Após o primeiro debate entre Donald Trump e Joe Biden, os mercados exibiram uma mistura de incerteza e volatilidade, à medida que os investidores digeriam as implicações do debate”, afirmaram analistas da Bitfinex ao The Block.