Análise de consumo

Brasileiros estão casando mais e investindo mais na casa, diz pesquisa

Viagens, bares e restaurantes também se destacam como segmentos que concentraram alto volume de compras no 3º trimestre

- Pexels
- Pexels

Em mais uma edição de sua "Análise do Comportamento de Consumo", Itaú Unibanco e Rede, empresa de meios de pagamentos, mostram que os brasileiros estão contratando mais agências de matrimônio e buffets, assim como estão gastando mais nas compras para reformas, construção e jardinagem.

Se por um lado questões da vida doméstica sobressaem, por outro também se nota um movimento mais intenso nas ruas, com as pessoas fazendo visitas mais frequentes a bares e restaurantes.

A análise se refere ao terceiro trimestre deste ano, que é comparado com o mesmo período de 2020. Nela, percebe-se que a compra de materiais de construção e móveis de escritório segue em alta, para aumentar o conforto dentro de casa ou no novo ambiente de trabalho.

Isso porque muita gente passou a adotar o home office em definitivo, parcial ou totalmente, e outras tantas voltaram a trabalhar fora, mas em novas estruturas físicas.

Também é indiscutível o sucesso dos restaurantes online: pela comodidade que proporcionam com as entregas em domicílio, eles continuam com números positivos.

A preocupação com a saúde permanece em alta – é o que sugere o crescimento das despesas com laboratórios. Já as bikes, cujas vendas aumentaram de maneira relevante em 2020 – quando o brasileiro buscava novas opções de lazer ao ar livre para driblar as restrições impostas pela pandemia -, tiveram ligeira queda no terceiro trimestre deste ano, mas seguem acima dos patamares pré-pandêmicos.

O relaxamento das medidas de isolamento social no terceiro trimestre também favoreceu o turismo. As linhas aéreas e setor hoteleiro (hotéis, motéis e pousadas) seguem entre os segmentos que mais se destacam. O estudo aponta a preferência dos brasileiros pelas viagens nacionais, com câmbio e inflação influenciando esta decisão.

Em números

Confira os principais resultados do 3º trimestre de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado

• Agências de matrimônio e buffets: 80% (quando comparado com o mesmo período de 2019, o aumento é de 18%)

• Bares e baladas: 94%

• Materiais de construção: 4% (ante igual período de 2019, o crescimento foi de 45%)

• Móveis de escritório: 22%

• Jardinagem: 1% (com salto de 34% na comparação com o mesmo período de 2019)

• Cooperativas agrícolas (que fornecem insumos para o setor agrícola, como sementes, mudas, terra e flores): 171,8%

• Floriculturas: 219,8%

• Restaurantes online: 18% (na comparação com 2019, houve salto de 428%)

• Laboratórios: 14%

• Bikes: -21% (quando comparado a igual período de 2019, o salto é de 58%)

• Turismo: 133,7%

• Linhas aéreas: 149,9%

• Setor hoteleiro (hotéis, motéis e pousadas): 109,7%

Desempenho do varejo em geral

Vacinação

O avanço da vacinação vem fortalecendo o consumo de forma geral. O valor total transacionado pelo varejo no terceiro trimestre de 2021 cresceu 27,5% em relação ao mesmo período de 2020 e 11,9% sobre o segundo trimestre deste ano. Já na comparação com 2019, antes da pandemia, o crescimento foi de 34,7%.

As compras presenciais são as que mais refletem esse início da volta "ao normal", representando 78,9% do volume em faturamento no terceiro trimestre de 2021. Já a participação das compras no online se estabiliza em 21,1%.

O valor transacionado em compras presenciais no terceiro trimestre teve evolução de 24,1%, comparado a igual período de 2020. Quando se olha para as aquisições no online, os gastos em compras foram 42,2% maiores no terceiro trimestre, ante igual período do ano anterior.