O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, fechou em alta nesta quinta-feira (7). Depois de um dia bem volátil, no encerramento dos negócios, o índice registrou ganhos de 0,54%, aos 118.862 pontos.
A maior alta do dia ficou com as Braskem (BRKM5), que disparou 6,96%, a R$ 45,49.
Após desistir de fechar negócio com a rival holandesa LyondellBasell em 2019 e de garantir a saída de seus principais sócios – Novonor e Petrobras – via uma oferta de ações em Bolsa, a Braskem agora procura negociar com private equities. Segundo o Valor Econômico, a gestora norte-americana Apollo Capital fez uma oferta não-vinculante para adquirir a participação, por R$ 44,57 por ação pela participação total de 38,8% da Novonor na Braskem.
A Petrobras também subiu e ajudou o Ibovespa a fechar em alta o pregão. As ações ordinárias (PETR3) tiveram ganhos de 5,01% e as preferencias, 5,19%.
O movimento sucedeu a notícia de que o governo federal decidiu indicar José Mauro Ferreira Coelho, ex-secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, para a presidência da estatal e Marcio Andrade Weber para liderar o conselho de administração.
Outros destaques positivos foram Azul (AZUL4) e Santander (SANB11), que tiveram ganhos de 3,69% e 3,52, respctivamente.
Na outra ponta, a maior queda ficou com IRB Brasil (IRBR3), que caiu 3,54%. Em seguida, veio a Hapvida (HAPV3), que recuou 3,23%. MRV (MRV3), que teve perdas de 2,82%, também ficou entre os destaques negativos.