Em relatório publicado nesta terça-feira (03), o BTG Pactual avalia positivamente o desempenho do setor de carnes em fevereiro. Apesar dos receios sobre os efeitos do vírus na cadeia de abastecimento mundial, os frigoríficos mantiveram bom ritmo de exportações durante o mês – e deve continuar assim no curto prazo. As ações top picks são da JBS e Minerva, enquanto Marfrig e BRF recebem recomendação neutra.
O mercado de aves teve o mês mais favorável, em comparação com as carnes bovina e suína. Os preços contraíram apenas 4% em relação a janeiro na cotação em dólar, enquanto as vendas cresceram 28% contra o mesmo período de 2019 na cotação em real. O setor foi beneficiado pela desvalorização cambial e pelos menores custos de alimentação das aves.
Entretanto, o BTG ressalta que, ao mesmo tempo em que o resultado gera otimismo sobre o desempenho das aviculturas, pode indicar sinais de reversão, uma vez que níveis altos de produção restringem o ritmo de ganhos marginais.
Os preços da carne bovina caíram 9% no mês, um reflexo de renegociações de janeiro e do menor número de exportações para a China. Apesar disso, os preços de carne bovina na moeda americana estão 19% maiores em relação a fev/2019, e em termos reais eles aumentaram 39%, “dada a conversão cambial favorável”, segundo o relatório.
Por fim, as vendas de carne suína permanecem em bom ritmo, apesar da leve queda de 4% nos preços em dólar. Em reais, os spreads (a diferença entre os preços de compra e venda) avançaram 1% em relação a janeiro e as vendas dobraram na comparação com fevereiro de 2019.