Os bancos BTG Pactual (BPAC11), Bradesco (BBDC4) e Inter (BIDI4) lideram o ranking de reclamações dos clientes no terceiro trimestre deste ano. Juntos, receberam 4.612 queixas no período, conforme relatório do BC (Banco Central).
As reclamações reguladas procedentes são aquelas que demonstram irregularidades, como o descumprimento de lei ou regulamentação do BC.
A princípio, as principais reclamações são sobre irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito.
O conglomerado BTG Pactual/Banco Pan está no topo do ranking do com um índice de 38,41 pontos. O indicador é calculado com base no número de reclamações procedentes, dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1 milhão.
São 22,6 milhões de pessoas cadastradas, com 867 queixas. Em segundo lugar aparece o Bradesco, com 29,02 pontos. Tem 105,2 milhões de clientes e 3.052 ocorrências.
Em terceiro está o Banco Inter (BIDI4), com 24,91 pontos. São 27,8 milhões de clientes e 693 queixas.
Também aparecem na lista Santander (SANB11) (6º), Itaú (7º), Caixa Econômica Federal (10º) e Nubank (ROXO34) (14º).