BTG

BTG mantém apostas em Magazine Luiza, Renner e Arezzo

Americanas
-

Por Gabriel Codas

Investing.com – O BTG Pactual (SA:BPAC11) mantém a preferência e recomendação de compra para ações das varejistas Magazine Luiza (SA:MGLU3), B2W (SA:BTOW3), Lojas Americanas (SA:LAME4), Lojas Renner (SA:LREN3) e Arezzo (SA:ARZZ3), destacando que no cenário de curto prazo, o comércio eletrônico deve sofrer menos com os impactos do coronavírus.

Enquanto isso, embora os varejistas de alimentos devam enfrentar um aumento na demanda nas próximas semanas (o que torna essa chamada mais atraente para o curto), os analistas entendem que ainda não está claro o quão sustentável essa mudança poderia ser (pois os consumidores estão claramente antecipando as compras).

Com o surto de Coronavírus e o efeito negativo nas vendas do varejo nos próximos, a liquidez se torna uma questão fundamental. Os analistas destacam que, em todo o mundo, as empresas praticam dívidas baratas há uma década e os custos dos empréstimos caíram depois que os bancos centrais baixaram as taxas de juros para movimentar suas economias após a crise financeira de 2008.

Para a equipe, no Brasil, a alavancagem do setor é menor do que a última vez que as ondas de choque atingiram a demanda do consumidor (0,4x dívida líquida / EBITDA 2019E vs. 0,7x em 2015) e os custos de captação caíram com uma taxa SELIC mais baixa.

O BTG também reduziu as estimativas de EBITDA de 2020 em 40%, bem como o FCF das empresas na mesma medida. Em uma análise para 11 empresas do universo de cobertura, a alavancagem financeira aumenta para 1,2x dívida líquida / EBITDA 2020, versus 0,6x anteriormente estimado.

Os analistas explicam que a conclusão pode diferir dependendo da empresa e da extensão dessa crise. Em alguns casos, a alavancagem financeira sob controle, considerando os recebíveis descontados, mas os índices de liquidez mostram um quadro mais preocupante. E, à medida que o caixa se torna rei, as empresas com um balanço mais forte devem ter mais flexibilidade para continuar investindo nos negócios (tentando mitigar o efeito do grande impacto nas vendas em 2020).

No caso da Raia Drogasil (SA:RADL3) e Hypera (SA:HYPE3), as empresas devem ter ganhos nos próximos trimestres. Para os players do comércio eletrônico, eles ressaltam que a MGLU e a B2W já fizeram aumentos de capital no ano passado (R$ 4,7 bilhões e R$ 2,5 bilhões, respectivamente), o que lhes confere uma posição de balanço mais confortável.