btg carteira

BTG monta carteira defensiva para abril e corta Oi do portfólio

-
-

Por Gabriel Codas

Investing.com – O BTG Pactual (SA:BPAC11) divulgou nesta quarta-feira (1º) a atualização de sua carteira recomendada de ações para abril. Os analistas do banco resolveram montar um portfólio defensivo e mais diversificado. Destaque para as entradas de Banco do Brasil, Transmissão Paulista, Multiplan, Taesa, Pão de Açúcar e Rumo

Saem da carteira, as Lojas Renner (SA:LREN3), Sabesp (SA:SBSP3), Localiza (SA:RENT3), Cosan (SA:CSAN3), Oi (SA:OIBR3) e Santos Brasil (SA:STBP3).

Em março, o desempenho da carteira foi ficou próximo do Ibovespa e do IBx50, com queda de 30,8% e contra baixas respectivas de 29,9% e 30,4%. Entre os papéis, o principal destaque positivo ficou para Vale, com queda de 2,5%, com Oi liderando a ponta oposta ao perder 50,0%.

Os analistas do banco destacam que enquanto o Ibovespa caiu 30% em março, o impacto da crise nos preços dos ativos brasileiros não é claro.

O banco explica que com real desvalorizado, a decisão foi expor parte do portfólio a um dólar forte. A opção foi por permanecer com exportadores que têm uma demanda sólida por seus produtos e que estão particularmente expostos à China. A produtora de minério de ferro Vale (SA:VALE3), negociada a 3,5x EV / EBITDA, e a produtora de carne bovina JBS (SA:JBSS3) (rendimento de 18% FCF) se encaixam nessa descrição. A operadora ferroviária Rumo (SA:RAIL3) deve se beneficiar do aumento das exportações de soja para a China.

Agora, parte do portfólio está exposta a consistentes e pesados pagadores de dividendos. Empresas de transmissão como Taesa (SA:TAEE11) e Cteep não estão expostas ao risco de volume e possuem dividendos de dois dígitos.

Os bancos estão de volta ao portfólio do BTG, com a entrada do Banco do Brasil (SA:BBAS3), com sua carteira de empréstimos corporativos.

O BTG está mantendo a exposição ao varejo por meio de nomes mais resilientes e adicionando a cadeia de supermercados Pão de Açúcar e a operadora de shopping Multiplan (SA:MULT3). O primeiro é provavelmente um dos poucos varejistas que experimentam um aumento nas vendas, enquanto o portfólio premium de shoppings do último pode ajudar a enfrentar a crise. Por fim, a fabricante de software Totvs (SA:TOTS3) e a bolsa de valores B3, com seus modelos de negócios resilientes, completam a carteira.

Composição: 15% – Vale; 10% – Banco do Brasil, B3, JBS, Rumo, Pão de Açúcar, Multiplan, TAESA e Totvs; 5% – Multiplan.