Você teve dificuldades em acessar o site Arena do Pavini hoje? Saiba que não foi só você. Uma instabilidade na rede mundial de computadores dificultou o acesso a sites nesta terça-feira, principalmente os hospedados no Hemisfério Norte. A instabilidade é chamada de Dia 768k, que significa que os roteadores mais antigos atingiram seu limite de conexões, de 768 mil. Essa limitação, segundo especialistas, é própria de roteadores mais antigos e que ainda estão em uso em várias partes do mundo.
Esses roteadores mais antigos não conseguem acompanhar o aumento do volume de endereços de IPs, espécie de endereço individual de cada internauta. Em 2014, uma falha semelhante havia ocorrido após a companhia telefônica Verizon ter incluído um grande número de endereços e superado o teto de 512 mil conexões disponíveis na época. Foi então estabelecido um novo teto, de 786 mil, que foi atingido agora. Os maires problemas ocorrem no Hemisfério Norte, onde se concentram também os usuários e os roteadores mais antigos de grandes empresas.
A expectativa é que, uma vez identificados os roteadores antigos, eles sejam substituídos e os problemas desapareçam e talvez não voltem mais a ocorrer com as novas tecnologias.
O post Bugou geral! Falha 768k na internet dificulta acesso a sites apareceu primeiro em Arena do Pavini.