SpaceMercado

BV fecha parceria com a Liqi para tokenização de ativos

Com movimento, banco se posiciona em agenda transformadora do mercado financeiro

Token, Blackchain - Getty Images
Token, Blackchain - Getty Images

O BV anunciou nesta terça-feira (29) parceria com a Liqi, startup que realiza a tokenização de ativos financeiros. Com o acordo, a empresa vai transformar recebíveis do banco em tokens, frações digitais destas operações, pela primeira vez.

“Com a tokenização dos recebíveis, o BV começa a participar do movimento transformacional e inovador do mercado financeiro. Queremos contribuir para uma maior disseminação de informações sobre ativos digitais, além de possibilitar que investidores acessem determinados ativos que normalmente não conseguiriam”, afirma Rogério Monori, diretor executivo de Corporate & Investment Banking e Tesouraria do banco BV.

A novidade permite que pequenos investidores comprem partes desses recebíveis, sem a necessidade de fazer um grande aporte financeiro. Inicialmente, a oferta vai ser aberta exclusivamente para funcionários do banco.

Toda a operação ocorre dentro da blockchain, rede descentralizada que opera como um sistema de registro distribuído, o que garante que os dados já registrados não sejam alterados ou apagados, além da possibilidade de que sejam auditados.

“A parceria da Liqi com o BV demonstra como o mercado de ativos tokenizados veio para ficar. Em apenas três meses já estruturamos aproximadamente R$ 30 milhões em ativos tokenizados. Ainda que pareçam números bastante tímidos para o tamanho do mercado financeiro, acreditamos que em pouco tempo vai fazer parte do dia a dia do mercado por se tratar de uma tecnologia que permite escalabilidade e velocidade”, destacou Daniel Coquieri, co-founder e CEO da Liqi Digital Assets S/A.

As informações são de Danthi.