Alívio

Finalmente o alívio! Calor começa a dar trégua e chuvas são esperadas

Após semanas de calor extremo, a terceira onda de calor de 2025 enfraquece, mas ainda há risco de chuvas em algumas regiões do Brasil

Finalmente o alívio! Calor começa a dar trégua e chuvas são esperadas

Parece que o calor finalmente vai dar uma trégua. De acordo com o meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, a terceira onda de calor de 2025 começará a enfraquecer nos próximos dias. 

Para ele, o fenômeno perde força em boa parte da região central do país, aliviando principalmente o Rio de Janeiro, Espírito Santo, leste de São Paulo e algumas áreas de Minas Gerais. 

A mudança ocorre devido ao enfraquecimento do bloqueio atmosférico no Sudeste, o que favorece a formação de nuvens e aumenta as chances de chuvas nessas regiões.

Quando o calor vai passar? 

Embora o calor esteja amenizando, a sensação de abafamento ainda persiste. Com o aumento da nebulosidade, as temperaturas devem diminuir, mas não a ponto de trazer um grande alívio. 

A onda de calor pode continuar afetando algumas áreas até segunda-feira (24), mas o clima mais fresco não será suficiente para interromper a sensação de calor extremo.

Chuvas no final de semana 

O calor ainda persiste, mas a previsão também inclui risco de chuvas isoladas. Em São Paulo, principalmente na parte leste do estado, as pancadas de chuva devem ser mais frequentes. 

No sábado (22), o litoral paulista, especialmente a Baixada Santista, deve enfrentar chuva mais forte. O Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo também são áreas com previsão de chuvas esparsas.

Além disso, temporais são esperados no Sul do Brasil, com Santa Catarina e Curitiba sob risco de granizo em algumas áreas. 

O Centro-Oeste, por outro lado, terá chuvas mais fracas, devido à presença do bloqueio atmosférico, que dificulta a formação de nuvens carregadas. No entanto, há previsão de chuvas no norte de Mato Grosso, Cuiabá e oeste de Mato Grosso do Sul.

A meteorologista Daniela Freitas explica que as chuvas no Norte e Nordeste são causadas pela aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), um corredor de umidade próximo à linha do Equador.