
No Carnaval de 2025, o glitter não será o único destaque e o protetor solar também brilhará nas ruas brasileiras. A partir desta sexta-feira (28), o Brasil entra no ritmo da folia, mas o calor vai ser o verdadeiro destaque dos próximos dias.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil, as altas temperaturas vão dominar o clima em várias capitais até a próxima quarta-feira (5).
Vai fazer calor no Carnaval?
O Sudeste não ficará de fora quando o assunto for calo no Carnaval. Em São Paulo, os moradores do interior, como Presidente Prudente e Marília, por exemplo, poderão ver o termômetro bater até os 37°C. Na capital paulista, as máximas chegarão aos 33°C.
E, se você achava que a chuva poderia ser um alívio, a Defesa Civil relata a possibilidade de chuvas intensas.
O Rio de Janeiro também vai esquentar, com termômetros atingindo os 37°C. Em algumas áreas do Espírito Santo e litoral de São Paulo, há previsão de chuvas.
Previsões para o Nordeste e Sul
No Nordeste, a previsão é de chuvas fortes, mas também de calor para as capitais como São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, Recife e Salvador durante o Carnaval.
O termômetro pode chegar aos 31°C nos dias de Carnaval, e a combinação de chuvas e altas temperaturas exigirá atenção redobrada dos foliões.
E para quem está no Sul, a previsão é de calor extremo, com Santa Catarina atingindo os 40°C no Carnaval.
Temperaturas no Norte e Centro-Oeste
Enquanto o Norte do país se prepara para chuvas isoladas, como em Roraima e Amazonas, incluindo Manaus, o Centro-Oeste também verá pancadas de chuva ao longo do dia.
Por isso, uma capa de chuva pode ser um acessório necessário no Carnaval para quem quiser continuar a festa sem se preocupar com a mudança repentina de tempo.
Cuidados com o calor no Carnaval
A Defesa Civil alerta para os riscos à saúde, como desidratação, especialmente em um cenário de sol constante e pouca chuva no Carnaval. Assim, se você for curtir folia, é bom se lembrar de algumas dicas simples para driblar o calor e se manter saudável.
Alfredo Schmidt Hebbel Busch, médico do Samu, alerta que o calor pode ser um vilão para quem tem doenças cardiorrespiratórias.
Para o g1, ele afirma que para evitar o golpe de calor e a exaustão térmica no Carnaval, ele recomenda usar roupas leves e claras, buscar sombra, beber líquidos com frequência e evitar a exposição solar entre 10h e 16h.