A Capital Research atualizou a composição de sua carteira de renda fixa para outubro de 2020 com apenas uma troca de origem técnica. É o que indica um relatório divulgado pela casa de análise em 30 de setembro. A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) do banco Daycoval foi substituída pela Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) do mesmo banco, pois, no momento da elaboração do documento, a LCI não estava disponível para aplicação.
De acordo com o relatório, setembro não foi um mês positivo para a renda fixa. Isso se deve à elevação das expectativas de juros futuros e ao aumento do prêmio de risco exigido pelos investidores. A carteira da Capital Research terminou o mês com rentabilidade negativa de 1%. No acumulado, desde outubro de 2019, o rendimento ficou em 2,4%.
A casa de análises ressalta que, apesar de movimentos externos, como a queda acumulada dos índices norte-americanos S&P 500 e Nasdaq e a chegada das eleições nos Estados Unidos, o cenário interno é o que mais preocupa investidores.
O mês anterior, que começou com otimismo para os negócios após o envio da proposta de Reforma Administrativa ao Congresso, terminou com movimentos alarmantes do governo federal. O destaque negativo ficou com a proposta de financiar o novo programa social Renda Cidadã com recursos do Fundeb e de pagamentos precatórios.
A Capital recomenda ao investidor que sua carteira tenha sempre aplicações em renda fixa com percentuais recomendados por seu portfólio geral que estejam de acordo com o perfil de risco de cada um. O restante da carteira deve apresentar alocação em ativos diversificados.
Conheça os ativos da carteira
Tesouro Selic 2025: a Capital aloca 45% de seu portfólio neste título pós-fixado, considerado o investimento mais seguro do Brasil. Com rentabilidade muito próxima à taxa Selic e possibilidade de resgate diário, seu modelo é parecido com o da poupança; porém, mesmo com a isenção de impostos na caderneta, o Tesouro Selic oferece maior rentabilidade.
Tesouro prefixado 2023: com taxa de juros definida no momento da aplicação, este é o título com mais risco emitido pelo governo. A casa de análises aloca 30% de sua carteira no Tesouro prefixado e ressalta que, mesmo que o investimento seja mantido até o vencimento, a rentabilidade depende da inflação do período. Caso a variação de preços acelere e ultrapasse a taxa prefixada do título, a rentabilidade pode ser inferior e o investidor pode perder poder de compra.
Tesouro IPCA+ 2035: outro investimento considerado seguro, este título representa 15% da carteira da Capital Research. O Tesouro IPCA+ rende ao investidor uma taxa de juros definida na aplicação mais a inflação do período em que o dinheiro permanecer aplicado. O documento aponta que, se mantido até o vencimento, esse investimento garante ganhos acima da inflação; em caso de resgate antecipado, a rentabilidade depende das condições de mercado no momento.
LCA Banco ABC: o documento considera que o risco de crédito do Banco ABC é um dos menores entre o setor de médios brasileiros e recomenda a alocação de 5% nesta LCA, que vence em 2022. A aplicação paga 114% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) e, por ter isenção do Imposto de Renda (IR), equivale a um título que rende 134% da taxa.
LCA Banco Daycoval: a segunda LCA do portfólio da Capital também é de um banco considerado de baixo risco pela casa de análises. Com vencimento em 2022 e rendimento de 112,5% do CDI, esse título também é isento de IR e, por esse motivo, equivale a títulos isentos que pagam 132% da taxa. O relatório, que recomenda que ele ocupe 5% do portfólio, aponta que LCAs são títulos sem liquidez; portanto, o resgate anterior ao vencimento é dificultoso ao investidor, que provavelmente precisará negociar descontos a possíveis compradores e terá sua rentabilidade impactada.