As principais notícias de hoje (9) na economia e no mercado de investimentos geraram reações acaloradas no Twitter.
A primeira notícia que movimentou as redes sociais foi a inflação. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial de país, variou 0,54% em janeiro, de acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Ao longo do dia, economistas e políticos comentaram o índice, mas com visões bem diferentes sobre o que – ou quem – é culpado pela escalada de preços.
Enquanto João Amoêdo, candidato à Presidência da República nas eleições de 2018, culpou “as políticas fiscais populistas” pelo aumento da inflação, a Deputada Federal Carla Zambelli, apoiadora de Jair Bolsonaro, afirmou que o lockdown causou o fenômeno.
Ainda “repercutindo” a inflação, o economista Ricardo Amorim apontou que a Selic, considerada o principal instrumento de controle do aumento de preços, deve ser elevada acima das expectativas anteriores.
Para te ajudar a tomar boas decisões com seu dinheiro, a SpaceMoney fez uma reportagem que explica como o IPCA impacta os investimentos. Confira!
Agrotóxicos ou defensivos?
A polêmica já começa aqui. O outro assunto que engajou geral as redes sociais nesta quarta-feira foi o PL 6299, que flexibiliza a entrada de químicos agrícolas no Brasil e foi pautado para votação urgente na Câmara dos Deputados. Seus defensores se referem a esses produtos como “defensivos químicos”, enquanto seus detratores os chamam de “agrotóxicos” ou mesmo “venenos”.
Na mesma linha da famosa chef Paola Carosella, o jornalista especializado em meio ambiente André Trigueiro e a atriz Leandra Leal expuseram sua indignação com o projeto de lei.