Executivos das empresas Carrefour (CRFB3), Guararapes (GUAR3), Gerdau (GGBR4) e de mais outras 60 companhias planejam ir ao Congresso Nacional levar quatro propostas de emenda à Constituição (PEC) para reformar o Estado. Dentre elas, um texto que defende a desoneração da folha de salários de forma permanente, bancada pela criação de um tributo similar à CPMF.
O think thank Instituto Unidos Brasil (IUB) afirma que a medida ajudaria a melhorar o ambiente de negócios. Empresários pertencentes ao grupo defendem ainda a desconcentração de agências reguladoras e o fim ao que chamam de “ativismo judicial”.
Eles entendem que MPs como a de liberdade econômica, sancionada em 2019, ainda não dinamizaram o ambiente de negócios devido à judicialização.
“A gente tem de criar protagonismo, fortalecer e apressar tudo o que puder este ano. Não podemos parar o Brasil por causa das eleições”, afirmou o presidente do IUB, Nabil Sahyoun, ao Estadão/Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado).
Os textos serão apresentados no Seminário Unidos Brasil, previsto para 12 de abril, e vai contar com a participação de parlamentares e empresários, entre outros.
Depois do evento, o grupo pretende protocolar os textos na Câmara e começar um roadshow com lideranças partidárias e pré-candidatos ao Palácio do Planalto.
Com informações de Broadcast, Estadão, InfoMoney e Metrópoles.