A carteira total de crédito deve apresentar crescimento de 7,3% em 2021 em relação a 2020, de acordo com a pesquisa da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) divulgada nesta quarta-feira (10). Segundo a federação, a alta será impulsionada, principalmente, pelas linhas com recursos livres dos bancos.
A entidade diz que esse percentual sinaliza uma tendência de melhoria na avaliação do cenário: em dezembro, a projeção de crescimento para a carteira total era de 7,0%.
Clique aqui e confira todas as notícias sobre os IPOs de 2021!
"Mesmo em um cenário de grandes incertezas, elevado aumento do risco e de aguda retração econômica, o crédito, em 2020, funcionou como um muro de contenção e os bancos irrigaram a economia com forte expansão de sua carteira”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban. “Neste ano, o crédito continuará a ser fator relevante para impulsionar os negócios e alavancar a retomada das atividades”, conclui.
Inadimplência
Segundo a pesquisa, houve, também, melhora na projeção para a taxa de inadimplência da carteira total de crédito em 2021, que recuou de 4% para 3,7%.
Ainda de acordo a entidade, a inadimplência das linhas de crédito livre fechou 2020 em 2,9%, menor nível da série histórica. Para 2021, a expectativa é o retorno para o patamar de inadimplência do fim de 2019.
Já para 2022, a expectativa de crescimento da carteira total ficou em 6,9%. A Febraban diz que a expansão deve ser liderada pela carteira com recursos livres, que deve apresentar um desempenho 8,7% superior ao de 2021.
Empiricus: Analista Criminal revela como adquirir imóveis por uma fração do valor