Por Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com – Segundo comunicado ao mercado divulgado nesta terça-feira, 24, a Cemig (CMIG4) aprovou a adesão à iniciativa global Movimento Ambição Net Zero, do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).
O objetivo dessa iniciativa internacional é reduzir pela metade as emissões globais até 2030 e zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2040.
Com isso em mente, a Cemig se comprometeu a reduzir a intensidade de emissões de gases de efeito estufa até 2030, alinhada ao que a ciência indica ser necessário para limitar o aquecimento global a 1,5°C com relação aos níveis pré-industriais.
A empresa também está disposta a zerar as emissões líquidas de carbono até 2040, estando alinhadas ao Planejamento Estratégico da Companhia, que pretende expandir a geração de energia por fontes renováveis.
Ontem, as ações da Cemig fecharam o dia com alta de 2,23%, a R$ 11,94. Nos últimos 365 dias, o papel acumula uma alta de 26,89%, mas as estimativas consensuais obtidas pelo Investing.com Brasil apontam para uma potencial queda de 3,28% nos próximos 12 meses, para R$ 11,55.