Na segunda-feira (20), a Cemig (CMIG4) informou que concluiu, na mesma data, a alienação da totalidade de sua participação societária, direta e indireta, equivalente a 7,530% do capital social de Madeira Energia S.A. (MESA), controladora da empresa Santo Antônio Energia S.A. (SAE), para Furnas, pelo valor de R$ 55,4 milhões.
A SAE tem por objetivo a operação e manutenção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, Município de Porto Velho, Estado de Rondônia.
Com a conclusão da alienação, Furnas se compromete assumir as garantias apresentadas pela Cemig e Cemig GT junto ao BNDES e demais credores, no âmbito dos instrumentos de financiamento da SAE, bem como manter a Cemig e a Cemig GT indenes de qualquer obrigação referente a tais garantias, até que ocorra a efetiva assunção de tais obrigações por Furnas.
A presente alienação se insere no contexto de execução do Programa de Desinvestimento da Cemig para, assim, redirecionar os esforços de gestão e a alocação de capital para o Estado de Minas Gerais.