Por Gabriel Codas, da Investing.com – A elétrica mineira Cemig (SA:CMIG4) tem interesse em prorrogar as concessões das usinas hidrelétricas Emborcação e Nova Ponte pelo regime de produção independente, fora do regime de cotas, disse a empresa em comunicado nesta segunda-feira.
Por volta das 14h54, as ações da estatal mineira operam com queda de 0,95% a R$ 11,53, em linhas com as perdas do Ibovespa hoje, que caía 0,32% a 104.095 pontos.
De acordo com a companhia, a declaração de interesse foi protocolada pela subsidiária de geração e transmissão Cemig GT na última sexta-feira. Ela visa a assegurar o direito “à eventual prorrogação dos contratos de concessão sob novas condições, ainda pendentes de definição”.
A Cemig GT possui as concessões de ambas as usinas até 23 de julho de 2025. A hidrelétrica Emborcação está localizada no rio Paranaíba e possui potência instalada de 1.192 megawatts (MW). A usina Nova Ponte, por sua vez, fica no rio Araguari e conta com potência instalada de 510 MW.
“Esta manifestação de interesse não suspenderá a análise de outras alternativas legais para prorrogação das concessões vincendas, em avaliação pela companhia”, disse a Cemig em comunicado. Também acrescentou que uma decisão dependerá das condições apresentadas pelo Ministério de Minas e Energia e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a prorrogação, bem como da aprovação dos órgãos de governança da empresa.
Visão dos analistas
Na visão da equipe da XP Investimentos, a notícia é positiva para as ações da Cemig. Isso ocorre porque a extensão das concessões mediante venda do controle destas usinas deve levar a uma entrada de recursos para a companhia. Colaborando, portanto, para melhorar sua situação de liquidez e endividamento.
A Cemig ressaltou que qualquer decisão efetiva somente será tomada após a divulgação das condições para a prorrogação. ELas devem ser feitas pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). E, então, elas serão submetidas aos órgãos de governança da companhia. Assim, os analistas mantêm a recomendação Neutra nas ações de Cemig com preço-alvo de R$11,00/ação.