Fundos Multimercado

Qual o cenário para os fundos multimercado no segundo semestre de 2024?

Especialista comenta estratégias para aproveitar esses ativos na segunda metade do ano

Cenário para os fundos multimercados no segundo semestre de 2024
Perspectivas e estratégias para fundos multimercado no segundo semestre de 2024, em meio a desafios econômicos e oportunidades de diversificação

Os fundos multimercados são uma modalidade de investimento que combina diversos tipos de ativos de diferentes mercados, como ações, câmbio e renda fixa, entre outros. A principal vantagem dessa modalidade é a flexibilidade, permitindo ao investidor diversificar seu portfólio com um único investimento.

Além disso, o gestor do fundo pode ajustar a carteira conforme as condições de mercado, e a diversificação oferecida por esses fundos pode diminuir o risco e potencializar o retorno.

Mesmo com um cenário econômico local desafiador, devido à queda na taxa de juros e à valorização do dólar, muitos desses fundos conseguiram entregar retornos atraentes. 

Porém, a performance desses fundos foi bastante diversificada e refletiu a variedade de estratégias e ativos em suas carteiras.

Condições macroeconômicas internacionais como a manutenção das taxas de juros nos Estados Unidos e a situação econômica na China também impactaram a performance desses fundos.

A saída de capital estrangeiro do Brasil e a desvalorização do real foram fatores que influenciaram as estratégias dos gestores.

Expectativas do cenário dos fundos multimercados para o segundo semestre

Para o especialista Fábio Murad, sócio-diretor da Ipê Investimentos, “as projeções para o segundo semestre de 2024 apontam para um cenário não tão promissor”. A expectativa é que a taxa Selic se mantenha 10,50% no final do ano, de acordo com o Boletim Focus.

Uma taxa Selic nesse nível significa que os investimentos em renda fixa, como Tesouro Direto, se tornam mais atraentes e oferecem rendimentos mais altos com menor risco. Isso pode levar os investidores a transferir seus ativos dos fundos multimercados para investimentos em renda fixa, o que poderia resultar em uma saída de capital desses fundos.

No entanto, os fundos multimercados têm a vantagem de serem capazes de investir em uma variedade de ativos e mercados. Isso significa que, mesmo com uma taxa Selic nesse valor, “esses fundos podem buscar oportunidades de investimento em outros ativos ou mercados que podem oferecer retornos mais atraentes, mas ainda dependem muito da expertise dos seus gestores de perceberem essas oportunidades”, explica Murad.

Estratégias recomendadas

Para aqueles que desejam investir em fundos multimercados no segundo semestre de 2024, Murad sugere que algumas estratégias devem ser consideradas, como escolher um ativo com um histórico de desempenho sólido e um gestor experiente.

Além disso, o especialista enfatiza a importância da diversificação e investir em um fundo que abrange uma ampla gama de ativos pode ajudar a minimizar o risco e potencializar o retorno. 

“Nesses períodos de incerteza, a diversificação permite que o investidor tenha exposição a diversos mercados, o que pode ser vantajoso”, finaliza ele.