Ano novo com chuva

Chuva no réveillon? Previsão aponta grandes acumulados em diversas capitais

Com a formação de uma nova ZCAS, o Inmet alerta para chuva nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste nos últimos dias do ano

Reprodução: RENAN AREIAS/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Reprodução: RENAN AREIAS/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

A virada do ano está chegando e a pergunta que não quer calar é: “vai chover no réveillon?” Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os últimos dias de 2024 serão cheios de muita chuva em várias partes do Brasil.  

Veja todos os feriados em janeiro de 2025

A previsão é que as áreas Norte, Centro-Oeste e Sudeste enfrentem grandes volumes de precipitação, devido à formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) no país. 

De acordo com o Inmet, essa ZCAS se formou na quinta-feira (26). Ele deve manter o tempo instável até pelo menos o dia 30 de dezembro.  

O fenômeno, caracterizado por uma grande faixa de nuvens que se estende do Norte ao Sudeste do Brasil, é responsável por chuvas volumosas, ao mesmo tempo, condições meteorológicas adversas nessas regiões. 

Expectativa de grande volume de chuva 

De acordo com o meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, as chuvas mais intensas devem atingir o Centro-Oeste, com destaque para Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e o norte de Mato Grosso do Sul.  

Por outro lado, no Sudeste, os maiores volumes de chuva são esperados em São Paulo, Rio de Janeiro, grande parte de Minas Gerais e até no sul do Espírito Santo. 

Porém, a previsão aponta para acumulados de chuva superiores a 100 milímetros em várias localidades. Em algumas áreas, os volumes podem atingir 150 milímetros ou até mais. 

Por exemplo, como o Rio de Janeiro, grande destino turístico, há risco de chuvas mais intensas, com volumes que podem chegar a 200 milímetros.  

Quais serão as áreas mais impactadas pela chuva?  

A Climatempo destaca as seguintes regiões como as mais afetadas pelas chuvas intensas nos últimos dias do ano: 

  • Norte: Acre, Amazonas, Rondônia, sudoeste do Pará e sul do Tocantins 
  • Centro-Oeste: Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal 
  • Sudeste: Centro-sul de Minas Gerais, norte de São Paulo e Rio de Janeiro 

Previsão para o Ano Novo 

Para a virada do ano, a previsão indica que algumas capitais podem registrar chuva, como o Rio de Janeira que irá registrar uma chuva fraca e isolada durante a virada. Mas, na capital de Espírito Santo, Vitória, registrará uma chuva mais forte.  

Belo Horizonte, Brasília e Porto Velho também possuem previsão no Réveillon.  

Em outras capitais, como Florianópolis, Curitiba, Goiânia e Rio Branco, a chance de chuva é menor, mas não está descartada.