Previsão do tempo

Chuva no primeiro dia do Enem 2024 pode afetar candidatos em grande parte do Brasil

Este domingo (3), deve ter chuvas em grande parte do país, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste

Chuva no primeiro dia do Enem 2024 pode afetar candidatos em grande parte do Brasil

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 acontece no próximo domingo, 3 de novembro, e a previsão do tempo indica que muitos candidatos enfrentarão um desafio extra: a chuva.

Cerca de 4,30 milhões de estudantes são esperados para o exame, que vai ocorrer em cerca de 1.750 cidades pelo Brasil.

Por isso, participantes precisarão se programar para não serem surpreendidos com o fechamento dos portões às 13:30, horário oficial do Enem.

De acordo com o Climatempo, as regiões Sudeste e Centro-Oeste serão as mais atingidas pelas chuvas, enquanto o Nordeste deve contar com tempo mais seco, exceto em algumas áreas específicas.

Abaixo, veja as previsões por região e como o clima pode impactar o deslocamento dos estudantes.

Sudeste: atenção redobrada para chuva forte

No Sudeste, a previsão vai ser de chuva intensa em várias regiões.

Existe expectativas de pancadas fortes à tarde e à noite, justamente durante o período de saída dos candidatos no Enem.

Entre as capitais, São Paulo e Belo Horizonte devem ter chuvas moderadas a fortes, e Vitória vai contar com chuva moderada. No Rio de Janeiro, o dia vai ter mais nebulosidade, mas a chance de chuva deve ser menor.

Centro-Oeste: previsão de tempo instável e pancadas

No Centro-Oeste, o cenário foi de tempo instável, com pancadas de chuva durante a madrugada e manhã.

A nebulosidade vai aumentar ao longo do dia, e a tarde pode ter temporais em várias cidades, e elevar o risco de atraso para os candidatos.

Em Goiânia, Campo Grande, Cuiabá e outras cidades da região, a atenção deve ser redobrada com a chuva durante o transporte até o local de prova.

Norte: previsão de chuva em algumas áreas

No Norte, o domingo vai ser chuvoso no sul do Amazonas, Acre, Rondônia, no extremo sul do Pará e em Tocantins. Manaus, a capital amazonense, também deve ter chuvas.

Já nos estados de Roraima, Amapá e no norte do Pará, o sol deve predominar durante o dia, com a expectativa de tempo seco.

Sul: condições climáticas variáveis

A região Sul vai ter um clima mais variado. No Paraná, as pancadas de chuva podem ser acompanhadas por raios, enquanto Santa Catarina e Rio Grande do Sul devem ter tempo aberto, o que favorece o deslocamento dos estudantes sem imprevistos climáticos.

Nordeste: sol na maior parte da região

Para o Nordeste, a previsão indica tempo seco e ensolarado em quase todo o território. O sul da Bahia, no entanto, deve ter pancadas de chuva à tarde.

Em cidades como Natal, Aracaju, Maceió e Salvador, existe possibilidade de chuvas leves e passageiras, que não devem prejudicar o trânsito ou o deslocamento dos candidatos.