Flexibilização

Cidade de SP aguarda estudo para definir liberação do uso de máscara em ambiente externo

Gestão municipal teme aumento de casos por conta da circulação de pessoas no comércio popular e festas de final de ano

- Rovena Rosa/Agência Brasil
- Rovena Rosa/Agência Brasil

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, disse nesta quinta-feira (25), que a Prefeitura de São Paulo aguarda o resultado de um monitoramento próprio para decidir se seguirá o cronograma do estado, de liberar a população do uso de máscaras em ambientes externos em dezembro.

"De qualquer maneira, o mês de dezembro é um mês atípico. As áreas de comércio popular, que têm um número muito grande de pessoas, são uma preocupação, as festas de final de ano também são uma preocupação. E nós estamos vendo o que está acontecendo na Europa. Países que estão com um terço de população não vacinada enfrentando uma nova onda de casos", explicou o secretário.

Nesta quarta, o governo de São Paulo anunciou que vai liberar a obrigatoriedade do uso da máscara em ambientes externos a partir do dia 11 dezembro, apesar de ainda não ter atingido a meta estipulada pela própria gestão estadual de redução de indicadores da pandemia.

O uso continua obrigatório em áreas internas e no transporte público, inclusive dentro das estações e terminas de ônibus.
 

*Com informações do G1