Notícias

Climatempo prevê chegada do frio em abril; veja as datas

Após semanas de calor, Brasil terá a primeira onda de frio de 2025 na primeira quinzena de abril. Saiba quais estados serão afetados

Climatempo prevê chegada do frio em abril; veja as datas

Após semanas de calor extremo, o Brasil deve passar pela primeira onda de frio de 2025 já na primeira quinzena de abril. De acordo com a empresa de meteorologia Climatempo, várias regiões do Brasil receberá massa de ar frio nos próximos dias.

O fenômeno trará quedas de temperatura para os estados do Sul, além de algumas áreas do Sudeste e Centro-Oeste. 

Apesar das mudanças, o resfriamento ocorrerá brevemente, caracterizando curtos períodos de temperaturas mais baixas antes do retorno do calor. A expectativa é que o frio se intensifique ao final do mês. 

Quando vai ficar frio? 

De acordo com o meteorologista da Climatempo, Vinícius Lucyrio, abril marca a transição para temperaturas mais amenas.

“Mas os períodos com ‘ares de outono’ serão curtos, de 3, 4 dias, e aí esquenta rapidamente e volta a sensação de calor, até no Sul do Brasil”, explica Lucyrio. No entanto, ele ressalta que as temperaturas não devem atingir os picos extremos registrados em fevereiro.

A previsão indica a passagem de três massas de ar frio de origem polar na primeira quinzena de abril. A expectativa é de que uma quarta onda fria, mais intensa, atinja o Brasil no final do mês.

Previsão de temperatura para abril

O Brasil registrará a primeira massa de frio entre a transição de março e abril e será considerada fraca. Nesse momento, haverá pequenas quedas de temperatura no Rio Grande do Sul.

Por outro lado, a segunda massa de ar frio, entre os dias 5 e 9 de abril, atingirá o Sul de maneira moderada e o extremo sul e leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais e na Zona da Mata Mineira levemente. 

Por último, entre os dias 12 e 16 de abril, a última massa de ar frio prevista, de maneira moderada e forte, atingirá as regiões Sul, Centro-Oeste, sul de Mato Grosso do Sul e o oeste, sul e leste de São Paulo.