Há poucos meses, informações sobre os mais de R$ 250 bilhões de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e do Agronegócio (CRAs) estocados no mercado financeiro brasileiro estavam fragmentadas e despadronizadas, dificultando a tomada de decisão de centenas de investidores institucionais.
Para trazer clareza a todo o ecossistema, contemplando uma massa de dados de mais de 3.300 títulos de CRIs e 960 CRAs, o Cube FII, maior comunidade e plataforma digital de informações de Fundos Imobiliários (FIIs) do país, desenvolveu uma solução para o mercado brasileiro.
A ferramenta, nomeada CR Data Solution, que estava em fase beta até o início de março deste ano, é lançada oficialmente e já conta com cerca de 20 assinantes, entre gestoras e securitizadoras, tais como a Rio Bravo, Vectis e Opea.
“O mercado primário de CRIs movimentou, sozinho, R$ 54 bilhões em 2022, sendo que os dados dessas operações realizadas eram extremamente difíceis de consolidar ou até mesmo consultar. Nosso objetivo é proporcionar clareza e agilidade com tecnologia", afirma Felipe Ribeiro, diretor de Investimentos Alternativos do Clube FII e responsável líder pelo desenvolvimento do produto.
Rodrigo Cardoso de Castro, sócio fundador e CEO do Clube FII, esclarece que a rápida adesão reflete o prestígio do Clube FII com o público institucional construído desde 2015, ano de fundação da plataforma, e reforça o tamanho da dor que existe entre os profissionais que atuam com CRIs e CRAs.
“Mesmo trilhando um caminho de empoderamento do investidor pessoa física, nos primeiros oito anos de nossa trajetória centenas de gestores e analistas aderiram às nossas ferramentas organicamente. Nesta nova etapa, aproveitaremos nosso relacionamento para endereçar suas dores de maneira objetiva”, contextualiza.
Segundo Felipe Ribeiro, é comum que os participantes do mercado dediquem longas horas exclusivamente para a captura dos dados na CETIP (B3), ANBIMA, Securitizadoras, entre outras instituições.
A inovação promovida pelos primeiros módulos do CR Data Solution permite que o usuário navegue por uma série de filtros, acessando instantaneamente dados do mercado prontos para o consumo, e que são atualizados de forma automática.
Como as informações passam a ser totalmente padronizadas, também passa a ser possível comparar títulos entre si, oferecendo informações que refletem tendências sobre o mercado em determinado momento.
Ao acessar um CRI ou CRA, os usuários da ferramenta terão acesso às suas características básicas, identificarão quais investidores são detentores desses papéis, saberão sobre negociações, fluxo de pagamento e todos os comunicados referentes ao ativo – e isso com dois ou três cliques.