Coluna do TradingView: Análise de ações como Nvidia (NVDA), Marfrig (MRFG3) e Ferbasa (FESA4)

Mercados operam na estabilidade enquanto aguardam falas de dirigentes de Bancos Centrais no Jackson Hole, nos EUA. O Ibovespa abre levemente negativo, com tendência de operar no positivo, enquanto dólar abre negativo e reflete o IPCA-15. Confira as análises relevantes da semana na comunidade do TradingView:

Gabriel Fauth
 

Desde que começou a corrida da IA no ano passado, diversas ações de tecnologia (growth) se beneficiaram do hype, e cada vez mais vem diversificando internamente setores que fabricam ou usam IA para tornar seu serviço ainda mais eficiente. 

Estas são Microsoft (MFST34), Apple (AAPL34), Amazon (AMZO34), Google (GOGL34), Meta (M1TA34), dentre outras gigantes de tecnologia. Essas são algumas das empresas que tem carregado nas costas o S&P 500 e NASDAQ; NVIDIA (NVDC34), sozinha, está com 200% de valorização, ante os 30% no ano da NASDAQ.

Mas o balanço estrondoso da Nvidia (NASDAQ:NVDA) ontem mostrou que há muita demanda e expectativa nessa tecnologia, e a NVIDIA vem abrindo a picada, sendo a pioneira no setor. O balanço veio 30% acima do esperado, o que é até compreensível para uma empresa growth, mas o inesperado foi a decisão de recompra de ações, típica decisão de empresas value

O anúncio de recompra de US$ 25 bilhões da Nvidia é uma mensagem confusa para os investidores. As empresas recompram ações por dois motivos principais: 

  • – 1) ou acham que as ações estão baratas e a empresa está subvalorizada;
  • – 2) ou têm muito dinheiro e nada melhor para fazer com ele do que devolvê-lo aos investidores. 

A Nvidia claramente não é barata. Portanto, devolver 25 mil milhões de dólares aos investidores sugere que a Nvidia não tem quaisquer projetos nos quais pudesse gastar 25 mil milhões de dólares de forma útil com um retorno aos investidores, superior ao que gera atualmente.

A Nvidia está na vanguarda da IA. Por previsão e não por sorte, ela se encontrou em uma posição dominante no fornecimento de GPUs das quais a IA depende para seu poder computacional.

Esta é uma corrida do ouro, e a Nvidia é a maior fabricante de pás da cidade. Então, por que não está investindo em uma fábrica de pás maior e mais sofisticada para fabricar pás maiores e mais sofisticadas? Devolver dinheiro aos investidores, como aconteceu com a Apple, sugere que resta pouca participação de mercado para expansão. 

Gastar esses 25 mil milhões de dólares teria um retorno decrescente. Pode haver um aviso para os entusiastas da IA.

ShimaTrader

O Marfrig (MRFG3), pelo gráfico mensal, após ter rompido topo importante, está fazendo teste de região de fundo, na retração de 78,6% de fibo. 

O gráfico semanal mostra a quebra da LTB mais recente e então o início de uma lateralidade. Pelo gráfico diário, já podemos ver um movimento de alta claro fazendo a primeira quebra da lateralidade, deixando o nosso ponto de mudança de característica da tendência de baixa para alta.

E estamos com um possível pivô armado, dentro de um pivô já confirmado. Tal pivô interno, caso seja confirmado, tem grande potencial para levar os preços até a região de resistência dos 8,80 do semanal.

HydraView

Commodities sempre estão no radar e não vamos deixar de fora a Ferbasa (FESA4). 

Lucro com subida continua, não estamos em um topo e canal de compra bom. A maioria dos investidores não faz trade no estilo day trade ou até swing, e sim hold. O gráfico está muito simples: Compra 1 é para agora; e Compra 2 é se corrigir.

Disclaimer: As análises aqui apresentadas são apenas estudos. Elas não são recomendações de investimento, nem de compra, nem de venda, tampouco refletem a opinião do veículo de mídia na qual estão sendo divulgadas. São estudos direcionados a pessoas com conhecimento e experiência no mercado financeiro.

Nossos Autores: Gabriel FauthKleber Shimabuku e HydraView.