Coluna do TradingView: Mercado encerra semana acompanhando dados no exterior

BlackBull Market
 

Níveis-chave do EUR/USD essenciais à medida que o NFP se aproxima
 

O gráfico de 4 horas do gráfico EURUSD exibe uma possível tendência de baixa, mas há algumas indicações de consolidação após a pequena recuperação observada na sexta-feira.

Atualmente, o preço está oscilando em torno da média móvel simples de 20 dias (SMA). Para melhorar sua perspectiva de alta, seria necessário que o Euro atingisse 1,0840 e que outros indicadores técnicos (que se afastaram de sua inclinação de baixa) permanecessem a seu favor.

A atenção está agora voltada para os próximos dados sobre o emprego e a inflação. O relatório JOLTS Job Openings está programado para ser divulgado na terça-feira, seguido do inquérito ADP sobre a criação de empregos privados, antecedendo o relatório Nonfarm Payrolls que será divulgado na sexta-feira.

No que diz respeito aos dados europeus, a ênfase também está nos relatórios de inflação. A partir de quarta-feira, os países da Zona Euro começarão a divulgar os dados preliminares do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de agosto. Além disso, na terça-feira, o inquérito Alemão sobre a confiança dos consumidores da GfK será publicado.

Se houver um fechamento semanal próximo aos níveis atuais após os relatórios de empregos dos EUA, isso poderá encorajar os vendedores na próxima semana, potencialmente abrindo a zona de preços em torno de 1,0733. Enquanto isso, a resistência poderia ser encontrada nos níveis 1,0840 e 1,0910.

Eduardo Oliver
 

O contrato futuro de café na ICEUS segue em tendência de baixa desde o início do mês de junho

Apesar da situação atual da safra que vem enfrentando grandes volumes de chuvas nas regiões produtoras, restringindo o ritmo das atividades, tendo em vista que essas precipitações podem afetar a qualidade dos grãos e puxar os preços em Nova York e Londres.

A tendência é que haja uma redução nos volumes de chuvas nas regiões produtoras, ocasionada pelo efeito El Niño, o qual deve impulsionar os preços para uma nova continuidade no movimento de baixa. Se analisarmos graficamente, podemos observar no gráfico diário que houve o rompimento de um suporte importante após anteriormente romper uma bandeira de baixa, confirmando a solidez da movimentação.

Projetando os alvos de Fibonacci desde o rompimento do pivô que originou o início do movimento, vamos encontrar no 3º alvo o fundo que pode ser visto como um pivô de baixa no gráfico mensal. Particularmente, acredito que o preço vai buscar o 3º alvo que deixei marcado no gráfico e vai lutar nessa faixa de preço, já que esse suporte não é uma faixa de preço em si, mas sim uma área inteira no time mensal.

Claro que o cenário econômico vai ditar a direção que os preços irão tomar, com base nos pontos descritos pela análise técnica, mas acredito que com os efeitos do El Niño e com outros prismas, a tendência é que o mercado sinta uma pressão na oferta e, consequentemente, corrija, ocasionando um possível movimento de alta.

Evaldo Invest

É impressionante a simetria com a qual o gráfico da mineradora Vale foi moldado. O período gráfico mensal descreve com clareza o que era antes e o que temos agora. Brinquei ao colocar os três macaquinhos, até tive que pesquisar o sentido real deles:

"Esses mensageiros divinos eram representados pela seguinte ordem: Kikazaru, o macaco surdo, era quem observava todas as pessoas que cometiam más ações. Mais tarde, ele as repassava ao macaco cego através da fala. Enquanto isso, Mizaru, o macaco cego, transmitia as mensagens do macaco surdo para o macaco mudo, Iwazaru".

Mas o sentido que quis expressar foi para onde vamos agora; no lugar, coloquei até um sinal de interrogação. A China, que foi totalmente responsável pela construção deste gráfico, parece ter mudado seus interesses; crescer 5% ou 4% já não importa mais, e o pior é: "Será que ainda vai utilizar o setor imobiliário como combustível para impulsionar sua economia?"

Disclaimer: As análises aqui apresentadas são apenas estudos. Elas não são recomendações de investimento, nem de compra nem de venda, tampouco refletem a opinião do veículo de mídia na qual estão sendo divulgadas. São estudos direcionados a pessoas com conhecimento e experiência no mercado financeiro.