Apesar do cenário econômico com desemprego ainda em patamares altos, junto ao avanço da inflação e das taxas de juros, pesquisas têm sinalizado disposição de consumidores em gastar mais neste fim de ano em comparação ao ano anterior.
Para muitos lojistas, o período, tradicionalmente de alta nas vendas, é uma oportunidade de recuperar parte dos prejuízos acumulados na pandemia. O último trimestre deve trazer um impulso à atividade, especialmente em dezembro.
Mas é preciso ter cautela para que não fique complicado novamente. Por isso, antes de qualquer decisão é importante que empresários conversem com fornecedores, para monitorar a situação da cadeia de suprimentos e poder pensar melhor em alternativas para formar estoques sem comprometer muitos recursos.
Quanto ao crédito, é melhor contratar o quanto antes, pois a alta da Selic e da inflação devem pressionar as taxas. Uma saída para reduzir o custo dos empréstimos é buscar alternativas de financiamento às instituições tradicionais, como as fintechs.
A 123Qred atende as necessidades das PMEs com um modelo de crédito com pagamentos mensais fixos, o que ajuda na previsibilidade do fluxo de caixa das empresas.
Cada pedido é analisado em separado e com a ajuda de algoritmos é calculado o risco da operação e com isso é possível oferecer valores e taxas adequadas a diferentes perfis.
Adriano Duarte, CEO e cofundador da 123Qred, relata que muitas pequenas e médias empresas recorreram ao crédito na pandemia para sustentar seu fluxo de caixa.
Mas o executivo lembra que os empréstimos funcionam também como ferramenta de expansão do negócio, como, ampliação do espaço, compra de equipamentos ou investimento em marketing digital, desde que usados com critério.
“O mais importante é que, em qualquer cenário econômico, o crédito deve ser usado de forma consciente. O ideal é solicitar um empréstimo para investir na sua empresa de forma estratégica e sustentável”, diz Duarte.