Criptomoedas

Como o Bitcoin difere do Mobile Money

A bitcoin e o mobile money compartilham algumas características, mas também apresentam enormes disparidades. Descubra as diferenças entre o Bitcoin e o dinheiro móvel

-
-

Bitcoin é uma moeda eletrônica que serve como forma de pagamento e uma reserva de valor. Ela permite aos usuários transferir e receber dinheiro eletronicamente através de fronteiras internacionais.

Ao contrário do dinheiro fiduciário, a existência e a utilização do Bitcoin ocorrem no espaço digital. Por outro lado, a moeda móvel refere-se a uma ampla gama de métodos de pagamento eletrônico realizado através de telefones celulares. 

Semelhante à Bitcoin, as plataformas de mobile money oferecem vários serviços de valor agregado, incluindo o pagamento virtual de bens e serviços. Ainda assim, o Bitcoin e o mobile money apresentam profundas disparidades. Eis como o Bitcoin difere do mobile money:

Aplicações

Enquanto o Bitcoin e o mobile money mostram algumas semelhanças, eles servem aplicações únicas. O Bitcoin é uma moeda aceita como pagamento de bens e serviços por comerciantes do mundo inteiro. Empresas e indivíduos também podem usar o Bitcoin para negociar e investir em mercados de ações e plataformas de câmbio de criptomoedas, tais como a bitcoin profit

Ao contrário do Bitcoin, o mobile money é um serviço que facilita as transações financeiras eletrônicas em moedas fiduciárias. Os usuários de mobile money devem ter moedas locais para fazer transações, mas o Bitcoin não exige que os usuários troquem seus fundos em moedas "fiat".

Eles apenas enviam a quantidade estipulada de tokens Bitcoin que valem os bens e serviços necessários. 

O Bitcoin oferece a seus usuários a opção de criar uma carteira online ou offline enquanto o dinheiro móvel não tiver tais provisões. As opções limitadas de armazenamento em serviços de mobile money tornam os clientes mais vulneráveis a roubos e outras ameaças cibernéticas. 

As transações de mobile money ocorrem através de sistemas centralizados, permitindo aos usuários reverter e cancelar pagamentos conforme sua conveniência.

Ainda assim, as transações de Bitcoin são descentralizadas e irreversíveis. A blockchain Bitcoin compila todas as transações em um imutável livro-razão digitalizado, acessível a todos os usuários. 

Regulações

Vários prestadores de serviços de mobile money são instituições financeiras, como bancos, companhias de seguros e processadores de dinheiro.

Como tal, todas as transações se encontram sujeitas a regulamentações governamentais e influências institucionais. Os prestadores de serviços regulam os volumes de transações de seus clientes e podem até mesmo declinar os pagamentos indefinidamente. 

Por outro lado, o Bitcoin é uma moeda descentralizada não sujeita a influências governamentais e regulatórias. Nenhuma autoridade central regulamenta as transações Bitcoin, permitindo que os usuários façam transações em todo o mundo sem interferência externa.

Isso garante maior conveniência no envio e recebimento de pagamentos através de fronteiras internacionais.

Vários governos e autoridades reguladoras estipulam que os prestadores de serviços de mobile money devem fazer parcerias com terceiros para concluir transações transfronteiriças. Isso geralmente afeta os custos substanciais das transações e os atrasos no processamento de grandes somas de dinheiro. 

As transações de bitcoin acontecem na blockchain sem nenhuma entidade terceira. Isso oferece aos usuários a autonomia para administrar suas riquezas da forma que julgarem adequada.

Além disso, a ausência de intermediários também contribui para um processamento de pagamentos mais rápido e taxas de transação de baixo custo. Também protege contra fraudes e outros riscos comuns, como o roubo de dados. 

Os usuários de mobile money devem revelar suas identidades aos prestadores de serviços para fazer transações, mas o Bitcoin permite que as pessoas façam transações anônimas. 

Custos de transação

Os custos de transação são os principais fatores que a maioria das pessoas considera ao escolher o Bitcoin e o mobile money. O recebimento de fundos através dos serviços de Bitcoin ou mobile money é gratuito. O envio de pagamentos atrai taxas mínimas, mas as taxas variam significativamente. 

Os provedores de dinheiro móvel estabelecem tarifas padrão para remessas com base nas regulamentações governamentais, políticas da empresa e volume de transações. Por vezes, os prestadores de serviços podem até mesmo aumentar as taxas de transação indefinidamente, induzindo uma carga financeira substancial para os clientes. 

O Bitcoin tem custos de transação relativamente mais baixos, determinados principalmente pelo volume das transações. Além disso, os pagamentos em Bitcoin não envolvem intermediários como remessas móveis de dinheiro, impactando as taxas de transação de baixo custo.

Os baixos custos de transação fazem com que o Bitcoin pareça um método de pagamento mais eficiente do que o mobile money

O Bitcoin e o mobile money são invenções novas com várias semelhanças, mas também possuem muitas características únicas. O artigo acima discutiu algumas disparidades críticas para ajudar você a tomar decisões informadas.