De acordo com o Mastercard SpendingPulse, que mede as vendas na loja e no varejo online em todas as formas de pagamento, o e-commerce brasileiro cresceu 39,4% em outubro, em comparação ao período pré-pandêmico de outubro de 2019.
Hobby & Livros (82,9%), Eletrônicos (78,2%) e Móveis (36,4%) são os setores que mostraram o crescimento mais significativo do e-commerce no Brasil, na comparação com o mesmo mês em 2019.
Por outro lado, as vendas do e-commerce registraram uma redução no comparativo ano-a-ano de 24,9%, em comparação com o forte crescimento do setor experimentado em outubro de 2020.
“Como agora os consumidores estão gradualmente retornando as suas antigas rotinas, com menos restrições e isolamento relacionados à pandemia, o SpendingPulse revelou uma queda ano-a-ano no crescimento do comércio eletrônico quando comparado aos grandes picos e grandes números que o período pandêmico trouxe para as vendas on-line”, afirma Estanislau Bassols, gerente geral da Mastercard Brasil.
“Portanto, neste momento, é ainda mais relevante que forneçamos insights em comparação com o período pré-pandêmico, pois estes nos trarão de fato uma visão mais esclarecedora tanto deste crescimento contínuo quanto das novas preferências de consumo dos brasileiros”, conclui o executivo.
Vendas totais no varejo
Por outro lado, as vendas totais no varejo cresceram 23,6% na comparação com o período pré-pandemia.
Já as vendas do varejo nas lojas brasileiras cresceram 2,6% no comparativo com o mesmo período em 2020. As regiões Norte (7,8%), Centro-Oeste (4,6%) e Sul (4,2%) superaram o restante do país, enquanto Sudeste (2,3%) e Nordeste (-0,3%) tiveram desempenho inferior ao crescimento das vendas nacionais.