De olho no calendário

Confira o funcionamento da Bolsa, dos bancos e do Tesouro neste Carnaval

Mesmo que algumas cidades tenham adiado os pontos facultativos, Carnaval altera funcionamento do mercado financeiro

-
-

Em razão da pandemia causada pela Covid-19 muitos estados e munícipios brasileiros revogaram, mais uma vez, seus pontos facultativos de Carnaval. Apesar disso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que, em razão de resolução do Banco Central do Brasil, o calendário de feriados bancários está mantido e nos dias 28/02 e 01/03 – segunda e terça-feira de Carnaval – não haverá atendimento ao público nas agências.

Já na Quarta-feira de Cinzas (02/03) o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.

Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento.

A Febraban orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 28 de fevereiro e 1º de março poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (2). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Bolsa de Valores

Assim como os bancos, a B3 não vai operar entre os dias 28 de fevereiro e 1° de março.

Todo o mercado de renda variável, renda fixa privada, ETFs de renda fixa e derivativos, além de empréstimos ativos, estará desativado durante o feriado de Carnaval. 

Mesmo sem o Carnaval, a B3 vai seguir o calendário da Quarta-feira de cinzas, retomando as operações somente às 13h. O Tesouro Direto retorna às 14h, mas os investimentos agendados na sexta-feira (25) começam a cair no sistema às 11h.

Tesouro

Por conta do Carnaval, as negociações do Tesouro Direto vão ser suspensas na próxima segunda-feira (28) e terça-feira (1). Já na quarta-feira (2), o mercado de títulos públicos vai retomar as atividades a partir das 14h, com as compras e vendas seguindo até as 18h.

Conforme o órgão, o investidor precisa ter atenção porque os investimentos feitos até às 18 horas da próxima sexta-feira (25) serão liquidados apenas no dia 2 de março, em virtude de parada do Tesouro. Da mesma forma, resgates solicitados entre 13h e 18h do dia 25 de fevereiro também só serão liquidados na próxima quarta-feira (2).

Para os agendamentos realizados entre as 18 horas desta sexta-feira (25) e as 5h do dia 2 de março, serão considerados os preços e taxas de abertura de mercado da próxima quarta-feira (2).