Em razão da pandemia causada pela Covid-19 muitos estados e munícipios brasileiros revogaram, mais uma vez, seus pontos facultativos de Carnaval. Apesar disso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que, em razão de resolução do Banco Central do Brasil, o calendário de feriados bancários está mantido e nos dias 28/02 e 01/03 – segunda e terça-feira de Carnaval – não haverá atendimento ao público nas agências.
Já na Quarta-feira de Cinzas (02/03) o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.
Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento.
A Febraban orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.
As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 28 de fevereiro e 1º de março poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (2). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.
Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.
Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
Bolsa de Valores
Assim como os bancos, a B3 não vai operar entre os dias 28 de fevereiro e 1° de março.
Todo o mercado de renda variável, renda fixa privada, ETFs de renda fixa e derivativos, além de empréstimos ativos, estará desativado durante o feriado de Carnaval.
Mesmo sem o Carnaval, a B3 vai seguir o calendário da Quarta-feira de cinzas, retomando as operações somente às 13h. O Tesouro Direto retorna às 14h, mas os investimentos agendados na sexta-feira (25) começam a cair no sistema às 11h.
Tesouro
Por conta do Carnaval, as negociações do Tesouro Direto vão ser suspensas na próxima segunda-feira (28) e terça-feira (1). Já na quarta-feira (2), o mercado de títulos públicos vai retomar as atividades a partir das 14h, com as compras e vendas seguindo até as 18h.
Conforme o órgão, o investidor precisa ter atenção porque os investimentos feitos até às 18 horas da próxima sexta-feira (25) serão liquidados apenas no dia 2 de março, em virtude de parada do Tesouro. Da mesma forma, resgates solicitados entre 13h e 18h do dia 25 de fevereiro também só serão liquidados na próxima quarta-feira (2).
Para os agendamentos realizados entre as 18 horas desta sexta-feira (25) e as 5h do dia 2 de março, serão considerados os preços e taxas de abertura de mercado da próxima quarta-feira (2).