O setor de consórcio teve 2,77 milhões de cotas vendidas de janeiro a novembro de 2020, um crescimento de 4,9% quando comparado com o mesmo período de 2019. Com isso, o segmento atingiu um total de 7,71 milhões de participantes ativos no sistema. É o que informou nesta quarta-feira (17) a Abac (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio).
Ainda segundo a associação, foram comercializados R$150 bilhões em volume de crédito nos primeiros onze meses do ano passado, o que representa uma alta de 23,4% em relação ao mesmo período de 2019.
Especialista dá dicas para economizar e se planejar
De acordo com Alexandre Gomes, sócio-diretor da startup Consorciei, antes de participar de começar a reservar uma parcela do seu capital, é necessário ter planejamento para entender sua situação atual e até onde você consegue arcar com as parcelas. "Para ter um montante financeiro reservado é preciso planejar e tomar decisões consistentes com esse objetivo. Para isso, o melhor é entender quais são os passos que levam o seu orçamento nessa direção".
Gomes dá algumas dicas para aqueles que pretendem poupar dinheiro. Confira:
1- Faça um diagnóstico do seu orçamento
É importante saber em qual situação está o seu dinheiro. Comece verificando o quanto você realmente ganha, para colocar na ponta do lápis e reconhecer qual é a sua situação financeira e quais são as suas possibilidades.
2- Livre-se das dívidas existentes
Para trabalhar com um orçamento limpo e pronto para a economia, o ideal é eliminar as dívidas existentes ou substituí-las por dívidas mais baratas quando não for possível quitá-las.
3- Monte um planejamento financeiro
Definir metas de economia e de resultados desejados para as finanças, como o quanto deseja juntar ou o que pretende adquirir. Junto disso, é interessante estabelecer ações, como a conquista de renda extra ou a redução de certas despesas.
4- Reveja seus hábitos e padrões de vida
O seu planejamento financeiro também deve ser acompanhado de algumas mudanças relevantes no seu cotidiano. Gastos com almoço e jantar fora, viagens, entretenimento, compras. Com algumas adaptações, você consegue manter o nível de conforto e bem-estar, mas gasta menos.
5- Controle todos os gastos
Registre todas as despesas, por menores que pareçam, e identifique o destino dessa saída. A intenção é saber qual a rota que o seu dinheiro tem seguido e se os objetivos são atendidos conforme o planejado.
6- Foque no seu objetivo
É necessário se comprometer com o processo para alcançar os objetivos. Então, disciplina e consistência são fundamentais. A dica é manter o foco no que você deseja alcançar, no que pretende adquirir e qual é o caminho até lá.
Mesmo sabendo das dicas, pode ser difícil realmente conseguir poupar. Nesse sentido, o consórcio pode ser uma solução interessante, pois cria a disciplina necessária de se poupar todo mês.