Por Alberto Alerigi Jr., da Reuters – A Cyrela (CYRE3) anunciou na quarta-feira (13) alta de dois dígitos nos lançamentos, mas forte queda nas vendas do terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado.
A construtora lançou o equivalente a 2,2 bilhões de reais entre julho e setembro, crescimento de 33,2% na comparação anual, mas as vendas recuaram 20,2% no mesmo período, para 1,37 bilhão de reais.
Os dados foram divulgados em um contexto de aumento dos juros para conter a inflação, alta de custos do setor de construção civil e incertezas sobre a economia que têm pressionado a confiança do consumidor.
As vendas da companhia também foram 13% abaixo do registrado no segundo trimestre deste ano, enquanto os lançamentos subiram 14% nessa relação.
Segundo a prévia do resultado operacional divulgada nesta quarta-feira, os lançamentos da Cyrela no terceiro trimestre envolveram 12 empreendimentos ante 15 no mesmo período de 2020. No segundo trimestre deste ano, a empresa lançou 19 empreendimentos.
A empresa afirmou ainda que das vendas realizadas no trimestre passado, 195 milhões de reais se referem a estoque pronto, ou 14% do total. Outros 440 milhões são de estoque em construção (32%) e 730 milhões correspondem a lançamentos (53%).