cyre3

Cyrela deve ter alta no curto prazo e setor imobiliário pode engatar melhora

-
-
A Cyrela (CYRE3) divulgou um bom resultado operacional do terceiro trimestre de 2019, acima das expectativas do mercado, com destaques para o forte volume de lançamentos, a boa velocidade de vendas dos lançamentos e as vendas de estoque pronto.

A companhia realizou 22 lançamentos no trimestre, que totalizaram 1,8 bilhão de reais em valor geral de vendas (VGV). No ano, os lançamentos atingiram 4,4 bilhões, 89% maior que o mesmo período de 2018.

As vendas líquidas totalizaram 1,55 bilhão de reais no trimestre e 4,5 bilhões de reais no acumulado de 2019, 73% superior ao mesmo período do ano anterior.

A velocidade de vendas (VSO) nos últimos 12 meses foi de 54,8% no trimestre (39,4% no terceiro trimestre de 2018).

As vendas de estoque pronto representaram 18% do total das vendas e somaram 272 milhões no trimestre.

Esperamos impacto positivo no preço das ações ON da Cyrela (CYRE3) no curto prazo, pois o resultado operacional da companhia confirma o bom momento do setor imobiliário no segmento de média e alta renda.

O foco da companhia foi a redução do estoque pronto e a forte retomada no volume de lançamentos no trimestre, que tiveram enorme interesse por parte dos compradores.

O setor imobiliário está bastante aquecido, mostrando sinais de recuperação depois de sofrer muito com a crise econômica devido à natureza do longo ciclo de negócios do setor.

Acreditamos que as construtoras mais voltadas ao segmento de média e alta renda devem ter melhor desempenho do que as empresas mais voltadas à baixa renda daqui para frente. É um longo caminho até o lucro líquido e aumento do retorno sobre o patrimônio (ROE), mas o mercado de São Paulo demonstra sinais claros de recuperação.