Dados ruins da economia europeia voltaram hoje a preocupar os investidores, que temem uma desaceleração mais forte da atividade mundial. Na Alemanha, o índice dos gerentes de compras (PMI) da indústria, que coleta as opiniões dos executivos das empresas sobre as perspectivas para o mês, desabou para 44,7, contra 47,6 em fevereiro. O PMI industrial da Zona do Euro caiu de 49,3 para 47,6.
Juros negativos na Alemanha
Com isso, os juros dos títulos alemães despencaram, diante da procura dos investidores por proteção temendo a desaceleração da economia. Segundo Pablo Stipanicic Spyer, diretor da corretora Mirae Asset, os juros dos títulos alemães ficaram negativos depois que os dados fracos da indústria ampliaram as preocupações e o temor de uma desaceleração global mais forte. Os papéis de dez anos do governo alemão tinham taxa de -0,01% ao ano às 8h45 do Brasil. “O dólar já está em alta lá, lembrando que não víamos juros negativos na Alemanha há quase três anos”, afirma. Esses dados reforçam a decisão do Federal Reserve (Fed, banco central americano) em não elevar o juro nos EUA esse ano, acrescenta Spyer.
O Índice Euro Stoxx 600 cai 0,52%, enquanto o DAX, de Frankfurt, recua 0,52%. O CAC, de Paris, perde 0,94% e o Financial Times, de Londres, cai 0,99%, também com as preocupações em torno do Brexit e das negociações entre o Reino Unido, que pede mais prazo, e a União Europeia.
No mercado futuro, os índices dos Estados Unidos estão em queda também, de 0,42% no caso do Dow Jones e de 0,41% no Standard & Poor’s futuro.
No Brasil, além do cenário externo, a piora do ambiente político após a prisão do ex-presidente Michel Temer e os desentendimentos entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o ministro da Justiça, Sérgio Moro, junto com ataques de simpatizantes de Jair Bolsonaro, incluindo o filho Carlos, tendem a reduzir o otimismo na bolsa, que teme o impacto do conflito na votação da reforma da Previdência, avalia a LCA Consultores. A agenda fraca do dia inclui ainda um contingenciamento do Orçamento Federal de R$ 30 bilhões, o que também não é muito positivo para os mercados.
O post Dados econômicos ruins na Europa derrubam bolsas e juro fica negativo na Alemanha apareceu primeiro em Arena do Pavini.