
O site do Shoptime também foi tirado do ar no início da tarde desta segunda-feira (21), quase um dia depois dos sites das Americanas e do Submarino. As empresas são do mesmo grupo.
A Americanas, dona das marcas, informa que a medida foi tomada por "questões de segurança", mas não confirma se houve ataque hacker. Os aplicativos das marcas também não estão funcionando normalmente. As lojas físicas não foram afetadas, segundo a empresa.
O Procon Carioca e o de SP notificaram a Americanas para que dê explicações sobre prazos relacionados a arrependimento de compras, trocas ou consertos considerando o tempo em que as páginas ficarem fora do ar. As ações do grupo caíam durante o pregão desta segunda. Por volta das 16h50, recuavam 5,63%.
O caso
Os sites das Americanas e do Submarino estão fora do ar desde o domingo (20): um dia antes, a empresa afirmou ter detectado um "acesso não autorizado".
As páginas vinham enfrentando instabilidade deste o último sábado (19), quando a Americanas disse que "não havia evidência de comprometimento das bases da dados".
*Com informações do g1