Neste domingo, 19 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. A data é uma iniciativa das Nações Unidas para encorajar mulheres a gerenciarem seus próprios negócios e exaltar as que já atuam em posições de liderança.
Atualmente, o empreendedorismo feminino é uma poderosa força impulsionadora da economia nacional. Segundo uma pesquisa conduzida pelo Sebrae no ano passado, as mulheres estão desempenhando um papel cada vez mais importante no mundo dos negócios, representando 34% dos empreendedores no Brasil, o que representa 10,3 milhões de empresárias em território brasileiro, um aumento de 30% em relação ao ano anterior.
Quando o tema é trazido para o mercado financeiro, os números são baixos. Isso porque, de acordo com dados da B3 divulgados em fevereiro, o mercado financeiro nacional é composto majoritariamente por homens, com 77% do total, as mulheres ocupam apenas 23% dos postos.
Confira abaixo perfis de mulheres inspiradoras e como estão ajudando outras mulheres dentro do ecossistema de inovação e como as executivas atuam:
Ana Zucato – cofundadora e CEO da Noh
Ana é formada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e possui mais de 12 anos de experiência com tecnologia e inovação. Sua primeira experiência profissional foi no e-commerce de moda OQ Vestir, onde ficou por pouco mais de 4 anos. Desde então passou por outras empresas de tecnologia como a fintech GuiaBolso.
Também trabalhou na Intuit, considerada uma das maiores fintechs do mundo e terceira maior empresa de Software as a Service (SaaS) dos Estados Unidos. Em 2020, ocupou o cargo de country manager para o Brasil da Truora, uma fintech colombiana.
Em novembro de 2021, Zucato fundou a Noh. A liderança da Ana Zucato na fintech é algo raro na América Latina, onde menos de 5% das fintechs foram fundadas por mulheres. Desde agosto de 2022 Ana é madrinha do WFintech, programa de aceleração de negócios do Sebrae for Startups, frente do Sebrae-SP.
Carolina Cavenaghi – CEO da Fin4She
Cofundadora e CEO da Fin4she, empresa de impacto social com foco em equidade de gênero e temas como diversidade, empregabilidade e promoção das mulheres no mercado financeiro.
Mãe do Tom e do Martin, se reinventou depois da maternidade e é idealizadora do Women in Finance Summit Brazil, evento anual que reúne mulheres do mercado financeiro, e do Young Summit – que promove a inserção no mundo do trabalho e educação financeira para o público feminino jovem.
Cavenaghi acumula quase 20 anos de experiência no mercado financeiro, sendo executiva da gestora global Franklin Templeton por mais de 10 anos. Eleita uma das 50 mulheres de impacto LATAM 2023 pela Bloomberg Línea, é formada em Relações Internacionais pela FAAP, com especialização em Marketing Estratégico pelo Insper e pós-MBA Advanced Boardroom Program for Women (ABP-W) da Saint Paul. Também é colunista da Exame desde 2021 e TEDx Speaker.
Sigrid Guimarães – Sócia-fundadora e CEO da Alocc
Sigrid Guimarães foi executiva da área corporativa da holding das Organizações Globo por 13 anos e sócia-fundadora da Íntegra Consultoria Financeira em 2006. É graduada em Administração pela PUC-Rio, tem MBA em Finanças Corporativas pelo IBMEC-RJ e Planejadora Financeira CFP®.
Fundada há 12 anos, a Alocc é uma gestora de patrimônio familiar que desenvolveu um método exclusivo de alocação de recursos, o Método Alocc®. A Alocc segue o modelo dos multi-family offices americanos, com a missão de converter patrimônio em segurança, liberdade e tranquilidade.
Desvinculada de instituições financeiras e outros prestadores de serviços, sua proposta distingue-se por oferecer um planejamento abrangente e isento, feito por uma equipe de excelência, que avalia necessidades presentes e futuras, e desenha um plano de investimentos diversificados, com acesso aos melhores gestores de cada mercado e monitoramento constante.
Louise Barsi, sócia-fundadora do AGF (Ações garantem o futuro)
Louise Barsi é economista, formada em Ciências Contábeis e pós-graduada em Mercado de Capitais pela Fecap. É analista CNPI e conselheira administrativa da Eternit S.A. e conselheira fiscal do Santander, da Klabin e da AES Tietê.
Está na Forbes Under 30, lista que destaca empreendedores, criadores e game-changers de até 30 anos que revolucionam os negócios e transformam o mundo.
Filha de Luiz Barsi, reconhecido nacionalmente como um dos maiores investidores, pessoa física, da bolsa de valores, desenvolveu uma metodologia que consiste no investimento disciplinado e frequente ao longo de toda a vida, em ações de empresas listadas na B3.
Louise é aprendiz e a maior embaixadora da metodologia Barsi. Ela investe na bolsa de valores desde os 14 anos e trabalha em corretoras desde os 17 anos. É sócia-fundadora do Ações Garantem Futuro (AGF).
A empresa, fundada em abril de 2019, foi criada com objetivo de democratizar o acesso aos investimentos para pessoas comuns, com foco em investimentos em ações boas pagadoras de dividendos, com base na metodologia criada por Luiz Barsi, nos anos 70.
Priscila M. P. Corrêa da Fonseca – advocada e fundadora do escritório Priscila M. P. Corrêa da Fonseca Advocacia
Uma das maiores referências no Brasil em Direito de Família e das Sucessões e em Direito Societário, a Dra. Priscila M. P. Corrêa da Fonseca fundou em 1988, – já tendo uma carreira consolidada no meio jurídico -, o escritório que leva o seu nome: Priscila M. P. Corrêa da Fonseca Advocacia, um dos mais requisitados de São Paulo.
Com um histórico de mais de 1.000 casos atendidos, seu time conta, atualmente, com 15 advogados, sendo 4 deles seus sócios há muitos anos.
Formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Paulista de Direito da PUC e Doutora pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, a Dra. Priscila é advogada militante, professora-doutora de Direito Comercial na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo do São Francisco), palestrante.
Fonseca já publicou diversos livros, matérias e artigos sobre Direto de Família e das Sucessões e Direito Societário.