Uma pesquisa realizada pelo banco BV, em conjunto com o Instituto Mindminers, revelou que 54% dos brasileiros consideram o dinheiro como um tema tabu, ou seja, que não deve ser discutido.
Segundo o levantamento, os principais motivos para esse comportamento são: a segurança (59%), evitar chamar atenção de oportunistas (58%) e não saber falar sobre finanças (41%).
Os dados mostram ainda que os entrevistados evitam falar sobre o assunto com mais de uma pessoa, e também com quem não seja um familiar próximo. Do total, 45% falam com algum familiar (pai, mãe, filho, parente próximo), 34% com o cônjuge, 20% com amigos e 18% com ninguém.
Para Carlos Lopes, economista do banco BV, “a conversa é importante para criar o hábito de acompanhar o orçamento familiar e elaborar um planejamento, passos fundamentais a serem dados antes de pensar em qualquer tipo de investimento”.
“Falar de dinheiro não é, necessariamente, falar sobre salário ou abrir questões pessoais, mas descobrir formas de organizar a vida e o futuro financeiro, e assim trazer mais leveza para a vida das pessoas”, acrescenta.
É justamente nesse cenário que os brasileiros acreditam. Dos entrevistados, 58% gostariam de ter mais conversas sobre dinheiro no dia a dia se fosse de uma maneira leve e 55% acreditam que conhecer a história de outras pessoas pode ajudar a encontrar melhores soluções para sua vida financeira.
A pesquisa foi realizada com 2.200 pessoas em todo o país e tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiabilidade é de 95%.