Tendências

Dr. Yasam Ayavefe define economia ecológica e destaca importância através de abordagens e efeitos

Confrontados com a crise ambiental, os economistas padrão definem as falhas de mercado e as externalidades como consistentes com sua própria estrutura analítica

- Pixabay
- Pixabay

O problema ambiental se manifesta em duas posturas distintas no campo da economia. A primeira é baseada na análise econômica padrão estendida ao meio ambiente e aos recursos naturais (falaremos sobre a economia padrão).

Em segundo lugar, a economia ecológica busca compreender os ecossistemas, a natureza e a biosfera em sua especificidade, a partir de uma abordagem interdisciplinar.

Confrontados com a crise ambiental, os economistas padrão definem as falhas de mercado e as externalidades como consistentes com sua própria estrutura analítica. Eles acham que o problema fundamental é o reconhecimento econômico do meio ambiente pelo seu valor justo.

A person sitting at a desk with a computer and a bottle of wine

Description automatically generated with low confidence

Por isso, seus esforços estão focados no desenvolvimento de novos conceitos. (Reconhecimento, valores de uso e valores de não uso ou ativos, valores de opções, valores de herança e os métodos mais convenientes para convertê-los em forma monetária).
  
Se o ambiente, comercial ou não comercial, for devidamente apreendido a esses preços, as contas dos intermediários não serão mais comprometidas. A alocação de recursos, incluindo aqueles fornecidos pelo ambiente, voltará a ser ótima.

 Aos olhos dos teóricos padrão, não há escassez absoluta de recursos ambientais a ser temida, apenas escassez relativa, ao contrário do que o primeiro relatório sugeria.

 Um recurso pode sempre substituir outro se um sistema de preços corretamente estabelecido permitir gerenciá-los. Essa abordagem, que constitui a “economia do meio ambiente e dos recursos naturais”, desenvolve um programa de pesquisa para aplicar os conceitos e ferramentas da economia padrão. Este programa adota uma abordagem “difusa”.

Essa perspectiva é desafiada pela economia ecológica. Isso insiste no fato de que as externalidades ambientais são a regra, não as exceções, da economia de mercado.

Há uma interpretação nesta área: "A economia monetária é um pequeno barco flutuando em um oceano de externalidades incertas e futuras".

Como resultado, há transferências contínuas de custos entre grupos sociais, entre regiões e entre gerações, com grandes diferenças entre custos privados e sociais.

Portanto, é difícil atribuir aos preços a objetividade que alguns economistas atribuem a eles, principalmente quando se trata de compreender e harmonizar nossas relações com a biosfera.

Assim, os economistas ecológicos defendem a necessidade de dar um lugar à análise dos fluxos físicos para objetivar as relações sociais com a biosfera.

Assim, a economia ecológica estuda as interações entre a economia e o funcionamento biofísico da Terra das quais a economia depende. Baseia-se nas influências teóricas e metodológicas que surgiram nas décadas de 1960 e 1970.

O pensamento sistêmico, que estuda os sistemas complexos e suas inter-relações, preconiza a compreensão das relações entre a biosfera, a esfera das atividades humanas e as atividades econômicas.

Também possibilita o uso de categorias, o princípio da ecologia sistêmica e a termodinâmica (especialmente o princípio da entropia).

A evolução dos sistemas para a desordem estabelece as bases para a análise dos fluxos de energia e materiais que atravessam os ecossistemas. Alguns pesquisadores oferecem uma análise de que isso mudará os sistemas econômicos e sociais.

Finalmente, as abordagens institucionalistas oferecem uma crítica bem argumentada da economia padrão. Complementa também essa base abrindo-se para uma interdisciplinaridade que se estende às ciências humanas e sociais.

– Definição simples de economia ecológica
– Economia ecológica vs economia ambiental
– Economia ecológica vs economia ambiental pdf
– Como ecologia e economia estão conectadas
– Economia ecológica pdf
– Importância da economia ecológica
– Ecologia x economia
– Ranking de economia ecológica

A economia ecológica, portanto, conta com uma aproximação entre as ciências sociais e as ciências naturais na compreensão das especificidades do problema ambiental.

As ciências naturais fazem parte de uma abordagem holística que considera os fenômenos como um todo, não separadamente. Combina os princípios das ciências naturais com uma visão mais ampla da economia. Também leva em conta questões de justiça, bem como aspectos sociais e políticos.

Foi institucionalizado com a criação da Sociedade Internacional de Economia Ecológica (ISEE), uma associação formada em 1989. Esta associação conta atualmente com mais de mil membros.

Dr. Yasam Ayavefe

Clique nos links abaixo para ver os projetos do Dr. Yasam Ayavefe:

https://greenclimate.io/

https://yasamayavefe.com/

https://milayacapital.com/