Pequenas e médias empresas (PMEs) cresceram 29% na Black Friday 2021, segundo o relatório consolidado elaborado pela Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento de mais de 85% do e-commerce brasileiro e pertencente ao T.group, em levantamento em parceria com a Nuvemshop.
De acordo com a análise, o faturamento das PMEs ultrapassou R$ 74,7 milhões e totalizou mais de 316 mil compras online, um aumento de 16% em comparação com o ano passado.
O valor médio gasto em cada transação foi de R$ 236,00, uma alta de 11,3%.
Quanto às entregas, a estratégia usada pelas pequenas e médias empresas difere das demais do varejo. O relatório indica que cerca de 70% dos fretes das PMEs foram feitos através de aplicativos de logística e apenas 30% pelos Correios, que foca na distribuição tradicional.
Ainda segundo o balanço, a região Sudeste lidera no faturamento de pequenas e médias empresas, com destaque para São Paulo, que ultrapassou a receita de R$ 40,6 milhões.
Minas Gerais e Rio de Janeiro também tiveram ótimos resultados, com renda de R$ 7,8 e R$ 4,9 milhões, respectivamente.
O levantamento indica ainda que a tendência de alta foi percebida durante a Cyber Monday, segunda-feira que sucede a Black Friday, com arrecadação de R$ 15,4 milhões, ampliação de 22% em relação a 2020.
Entre os segmentos que mais faturaram durante o período, encontram-se produtos de moda e acessórios com R$ 35,2 milhões, saúde e beleza com R$ 4,9 milhões, e casa e jardim com R$ 3,1 mi.
Os dados foram divulgados em webinar realizado pela Neotrust na última terça-feira (14), com a participação de especialistas do T.group, aftersale, ClearSale e Nuvemshop.
"O e-commerce teve um aumento de faturamento e, apesar da economia fragilizada, a Black Friday pode ser considerada a maior de todos os tempos no país. Entre os principais fatores que contribuíram para o crescimento do faturamento, estão a elevação de preços e o aumento dos itens na cesta de produtos em busca da diminuição do frete ou frete grátis", analisa Paulina Dias, Head de Inteligência da Neotrust.
O evento contou também com a apresentação dos números gerais consolidados da Black Friday, que apontaram crescimento das vendas em 7,1% e faturamento que ultrapassa R$ 7,5 bilhões.
O relatório final conclui que em 2021 houve aproximadamente 11,5 milhões de compras on-line, com valor médio de R$ 654,06 por compra.
Já a Cyber Monday deste ano cresceu 18% e obteve lucro superior a R$ 827 milhões. Os pedidos aumentaram 6,9%, com o total de 1,6 milhões de compras, segundo a análise.
"Fica claro que o ato de compra online está se estabelecendo fortemente no Brasil. O e-commerce vem sendo uma ferramenta essencial para acesso a itens variados com preços mais competitivos. Mesmo com a reabertura gradual do comércio, após quase dois anos de pandemia, as vendas digitais continuam em elevação, o que demonstra que esse hábito veio para ficar", finaliza Andrea Fernandes, CEO do T.group.
Com informações de Loures.