Bolsa

É possível ganhar dinheiro com a queda de ações; veja como

Especialista explica as opções que o investidor tem em momentos de baixas nas ações da Bolsa

-
-

Há diversos momentos de perdas e ganhos do mercado financeiro. Nas ocasiões de oscilações negativas das ações listadas na Bolsa de Valores, surgem possibilidades de ganhar dinheiro com as baixas dos papéis. Segundo Dany Chvaicer, head de renda variável e co-fundador da Ébano Investimentos, para realizar essa estrátegia o investidor pode alugar o papel e operar vendido, vender contratos de futuro de índice, comprar dólar (queda para uns, provável alta de outros) e operar com derivativos.

O importante é o investidor entender o que está fazendo e os riscos de cada operação, pois apostar na queda, entre outras coisas, significa perder na alta”, explica Dany. 

De acordo com o especialista, existem duas operações a destacar. Uma é a venda coberta, na avaliação dele, ótima opção para mercado lateralizado ou leve queda: “consiste em ter o ativo e vender opções de compra, assim o investidor recebe dinheiro à vista, mas por outro lado será obrigado a vender o ativo, caso no vencimento ele esteja acima do strike (preço de exercício da opção)"

A outra opção é a compra de put (opção de venda), que funciona como um seguro. Ao contrário da call (opção de compra) que é um “teto”, a put funciona como um “piso” garantindo a possibilidade de vender pelo preço do strike. Ou seja, com a compra de put, o investidor tem o direito de vender o ativo por um preço predeterminado

“Essa é uma opção interessante, pois o investidor tem a perda limitada ao valor que colocou na operação. Muito parecida com a de um seguro de carro. Com a compra fora do dinheiro, ou seja, abaixo do valor atual, a operação é barata e tem pouca chance de dar certo, mas quando o mercado cai muito e rápido, dá muito certo criando uma assimetria ótima para o investidor. Dessa forma pode multiplicar o seu dinheiro várias vezes com o risco limitado ou apenas proteger o capital”, diz Chvaicer. 

*Com informações da asssessoria de comunicação da Ébano Investimentos