SpaceMercado

EDP Renováveis (EDPR) inaugura complexo de energia eólica e solar

A energia a ser gerada pelas usinas será destinada a diferentes compradores

Nesta quinta feira (9), teve a inauguração da EDP Renováveis (EDPR), subsidiária do grupo português EDP para geração de energia eólica e solar, no Rio Grande do Norte. 

O empreendimento possui um total de 580 megawatts (MW) de potência instalada, com capacidade para produzir anualmente cerca de 3 mil gigawatts-hora (GWh), energia suficiente para abastecer uma cidade com mais de 1,5 milhão de habitantes.

Com ele, a EDP Renováveis passa a ter mais de 800 MW instalados no Rio Grande do Norte e alcança 1,1 gigawatt (GW) de capacidade no País. 

Isso porque a empresa tem atualmente em construção mais de 300 MW e deve iniciar em breve obras para cerca de 600 MW em novas usinas, portanto com vistas a atingir 2 GW em projetos eólicos e solares.

A energia a ser gerada pelas usinas será destinada a diferentes compradores.

Parte foi comercializada em leilão de energia nova, promovido pelo governo e será destinada a distribuidoras, parte foi vendida à Cemig.

E outra parcela foi negociada com a EDP Brasil (ENBR3), companhia que concentra outros ativos do grupo português no País, como usinas hidrelétricas, linhas de transmissão, distribuidoras e comercializadora.

“O desafio da transição energética obriga a termos funções conjuntas, portanto vemos sinergias entre o grupo [EDP Renováveis e EDP Brasil] na compra de energia como é o caso aqui… e estamos também em parceria em projetos que vamos começar este ano”, disse administrador executivo da EDP Renováveis para a Europa e América Latina, Duarte Bello.