Notícias

Eduardo Paes inicia quarto mandato no Rio com Força Municipal de Segurança e proposta para distribuição de Ozempic

O prefeito reeleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, apresentou suas primeiras ações no quarto mandato

Eduardo Paes inicia quarto mandato no Rio com Força Municipal de Segurança e proposta para distribuição de Ozempic

O prefeito reeleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), iniciou seu quarto mandato na quarta-feira (1º) com a apresentação de uma série de propostas voltadas para a segurança pública e saúde da cidade. A principal medida anunciada foi a criação da Força Municipal de Segurança armada, de acordo com a Agência Brasil. 

Durante a cerimônia de posse, Paes detalhou que uma força complementar auxiliaria no policiamento de áreas com menores índices de conflito.

Por outro lado, as forças estaduais se concentrariam em locais com maior confronto territorial.

Eduardo Paes e ideia de Força Municipal 

Em entrevista coletiva após a cerimônia, Paes explicou que a Força Municipal de Segurança não substituiria a atuação das polícias Civil e Militar, mas sim complementaria suas ações, especialmente em regiões onde o “monopólio da força do Estado não esteja em discussão”. 

“Eu acho que, quando você tem essa situação extrema em que o monopólio da força do Estado está em discussão, compete às forças de segurança pública, polícia civil e polícia militar fazer esse enfrentamento e retomar os territórios”, disse o prefeito.

Encontro do Brics no Brasil? Eduardo Paes coloca Rio de Janeiro a disposição do grupo

A proposta também prevê a colaboração com o Ministério da Justiça e a Advocacia-Geral da União para a integração de ex-integrantes das Forças Armadas ao novo projeto. 

Segurança do Rio de Janeiro

De acordo com Paes o “Rio ainda convive com uma das mais graves crises de segurança pública de sua história”. 

Assim, é “preciso que o governo do estado assuma a sua responsabilidade constitucional e atue com firmeza para reduzir os índices de criminalidade”. 

Assim, o prefeito também apresentou um decreto para a refundação da Guarda Municipal, com o objetivo de modernizar a instituição e aprimorar suas operações. 

Paes mencionou que a Guarda será reforçada com grupos especiais voltados para a segurança de praças, parques. Além disso, terá foco em programas de defesa das mulheres, como o grupamento Maria da Penha. 

A medida também prevê a ampliação da fiscalização da Guarda, com ênfase na Corregedoria.

Outras propostas de Eduardo Paes

Outra medida anunciada foi a criação de um grupo de trabalho para avaliar a implementação do fornecimento de semaglutida, princípio ativo do medicamento Ozempic, na rede pública municipal de saúde. 

De acordo com Paes, a semaglutida pode ajudar no combate à obesidade e à melhoria de fatores de risco como diabetes e doenças cardíacas. 

“É um desejo nosso que a população mais pobre tenha acesso a um medicamento que quem tem um mínimo de condições está comprando e usando”, destacou o prefeito. 

Cerimônia de posse e novas medidas 

Durante a posse, o prefeito anunciou a publicação de 46 decretos, abordando seis áreas prioritárias, incluindo segurança, saúde, e gestão pública. 

Além disso, a posse dos vereadores do Rio de Janeiro trouxe uma renovação, com 45% das cadeiras ocupadas por novos parlamentares, incluindo 12 mulheres.