O investimento em startups se consolida a cada dia como uma das alternativas mais utilizadas para obter rentabilidade com ativos alternativos, mas mitigar os riscos é sempre uma preocupação. Desta forma, pensando em unir empreendedores com projetos consistentes em busca de escalar seu negócio a investidores que procuram diversificar seus investimentos com robustez no processo de seleção, a Efund Investimentos, nova plataforma de equity crowdfunding, acaba de entrar em operação com a oferta de investimentos na startup Otimiza, que oferece soluções para compra e gestão de benefícios corporativos para empresas de todos os tamanhos e segmentos em todo o Brasil.
O objetivo desta primeira operação é captar um montante de R$ 1.2 milhão, com a oferta de um equity de 8%. Os aportes podem ser feitos a partir de R$ 3 mil enquanto existirem cotas à disposição.
A Otimiza traz para o mercado de recursos humanos a inovação de uma conta digital que concentra a compra e gestão de vale transporte e demais benefícios como incentivos e prêmios com suporte dedicado ao cliente e aos colaboradores. A solução agiliza os processos para as empresas ao concentrar em um ambiente único as ofertas presentes em mais de mil operadoras de todo o Brasil, uma vez que geralmente as empresas de Vale Refeição e Alimentação não se integram com as operadoras de vale transporte, e por muitas vezes, também não oferecem soluções em vale presente, mobilidade, benefício flexível, entre outras necessidades dos RHs como pagamentos, novas modalidades de benefícios, incentivos e prêmios.
“Escolhemos iniciar a operação da Efund com a Otimiza porque ela apresenta todas as características presentes em nossa tese de investimentos. Com um modelo de negócios já testado e aprovado pelo mercado, a empresa agora está pronta para escalar novos patamares de crescimento de forma sustentável e entregar resultados palpáveis aos investidores”, afirma o sócio fundador da Efund, Igor Romeiro.
A Otimiza teve seu projeto acelerado pelo Sebrae RJ e foi premiada pela Startup Farm em programa de inovação no Campus do Google no qual ficou com a 2ª melhor colocação entre 900 projetos do Brasil e América Latina. Em 2019 a Otimiza foi apontada como uma das principais startups de Benefícios Corporativos pela Liga Ventures.
O cofundador da Efund, Alcides Jarreta, ressalta o processo de seleção rigoroso desenvolvido pela plataforma até a decisão de lançar um projeto de captação. Segundo ele, além de números financeiros, outros critérios intrínsecos ao processo são considerados na tese de investimento. Entre eles o executivo cita a motivação dos sócios para o negócio, o conhecimento das fortalezas e fraquezas da empresa, a comunicação de forma simples e concisa entre os sócio, e a análise do mercado em relação à solução proposta. “Com base nestes valores criamos o projeto e colocamos à disposição dos investidores. Acreditamos que este seja o maior serviço que podemos prestar ao investidor e seguiremos com este critério para todas as captações que ofereceremos”, completa.
A Efund já avaliou mais de 400 startups e apenas cerca de 2% delas foram aprovadas para futuros lançamentos de projetos de captação. A empresa já tem uma agenda com pelo menos cinco outras empresas que serão oferecidas ao mercado nos próximos meses.